Curso de Verão na Palavraria em Porto Alegre

ronald augusto
1
RonaldAugusto · Porto Alegre, RS
27/12/2010 · 0 · 0
 


Oficina de criação literária: o livro de autor em progresso


Com Ronald Augusto


Uma obra literária representa mais do que um volume entre outros volumes. Um livro é uma singular solução textual onde se concentram aspectos relativos a um trecho histórico e a uma visão de mundo, traduzidos em linguagem esteticamente funcional. Cada livro é uma intervenção viva que, ao mesmo tempo, dá continuação e põe em xeque o legado. Antes de obedecer aos ditames do mercado livreiro-editorial, o livro é um gesto de autor. Isto é, por meio de sua obra literária o escritor põe em movimento um determinado projeto estético-discursivo.


A oficina é direcionada a interessados tanto em ampliar a capacidade criativa quanto aqueles com um projeto de livro em andamento, dispostos a aprofundar o entendimento e a sensibilidade a respeito do processo compositivo e de construção do livro enquanto mídia e objeto que, necessariamente, denota uma coesão de forma e fundo.


A oficina, ministrada pelo poeta Ronald Augusto, discutirá, sempre a partir dos desejos e dos projetos literários individuais dos candidatos, as possibilidades de escrita surgidas com a visão contemporânea de literatura, onde o leitor cumpre um papel de co-autoria. O ministrante discutirá os designs de linguagem (independente do gênero) dos textos e livros da cada autor e analisando as particularidades compositivas dos integrantes proporá soluções a partir do conceito da função estética do texto, visão que abriga, inclusive, os dados externos e secundários à materialidade mesma do texto, tais como história, lugar, gênero etc.


Ronald Augusto é um escritor que atua em inúmeras áreas: é poeta, músico (integra a banda os poETs), letrista (parcerias com Marcelo Delacroix), ensaísta e possui ainda um trabalho significativo no âmbito da literatura. Como poeta alcançou expressividade no cenário nacional e até mesmo mundial, de tal forma que suas produções foram publicadas em revistas literárias, bem como em antologias.

onde fica

Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim – Porto Alegre
De segunda a sábado, das 11 às 21h
por que ir
Em seus objetivos gerais a oficina pretende:

Reforçar o valor da literatura como forma de ampliar a subjetividade do indivíduo — objetivo por si só pertinente, haja vista o panorama sociocultural cada vez menos voltado ao pensamento e à interpretação.

Divulgar e, na medida do possível, ampliar a riqueza da produção literária brasileira.

quando ir
A partir de 10 de janeiro de 2011

Duração: 16 horas – dois encontros por semana, segundas e quartas

Horários: à tarde ou à noite (a combinar). Oito encontros no total.
quanto custa
Custo: R$ 360,00 à vista ou R$ 400,00 em 2X (dois cheques de C$ 200,00.
website
www.poesia-pau.blogspot.com
contato
Informações e inscrições na Palavraria: 51 3268 4260

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados