FMI - Feira de Musica Independente em Brasilia

1
magda pucci · São Paulo, SP
1/5/2007 · 10 · 0
 

A 1ª Feira de Música Independente (FMI), foi criada em 2005 com o objetivo de estreitar a relação de músicos com a indústria fonográfica, e para contribui anualmente para o re-ordenamento e atualização dos processos produtivos legais e de comercialização da arte independente na música. O novo formato da feira abrangerá tanto o mercado nacional quanto o internacional, e ocorrerá no Teatro Nacional Cláudio Santoro de Brasília, entre os dias 02 e 05 de maio.

Além dos estandes das gravadoras, a FMI terá uma programação musical com shows, que serão realizados nas Sala Villa Lobos e Sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro e na área externa, com o nome de Arena-Petrobrás. Entre os shows, os destaques vão para DuoFel, BossaCucaNova, Casuarina, Dudu Lima e Arthur Faria. Para acompanhar a programação entre no site do Festival ou consulte no nosso site, o agenda/Brasília.

Nos quatro dias do evento, além dos shows e da comercialização de cd’s, livros, softwares e revistas haverá para os interessados, as seguintes opções:

. conferências sobre o Mercado Fonográfico Independente Mundial, Direitos Autorais, Feiras Internacionais de Música e Modelos de Exportação de Música, entre outras;
. workshops de captação de áudio, produção executiva, masterização, mixagem e produção musical e
. também haverá cursos sobre o Mercado Cultural, sob coordenação de Maria Alice Gouveia, do Sebrae/SP.

Duas organizações foram fundamentais para a realização da feira: a Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) e a gravadora brasiliense GRV, do músico e empresário Gustavo Vasconcellos. Entre os países convidados para o evento estão a França, Uzbequistão, Inglaterra, Bélgica e Cabo Verde, entre outros. O evento está sendo patrocinado pela Petrobrás e tem como parceiros, Itaú Cultural, SESC e SEBRAe, entre outros. Maiores detalhes sobre o evento serão encontrados em www.fmi2007.com.br Outro site importante para consulta é www.abmi.com.br

A estratégia para organizar a FMI foi alicerçada tendo como base 5 objetivos:

1 - Exposição e comercialização
Durante os quatro dias do evento, o público poderá conhecer vários selos independentes associados a ABMI ou não, bem como outras empresas e produtos do mercado fonográfico independente.

2 - Entretenimento
Palestras e workshops com os principais especialistas do assunto no país, terá também em sua programação, festas de lançamento e encerramento, pocket-shows e apresentações de artistas locais e nacionais.

3 - Descobrimento e preservação da qualidade artística
Não é apenas uma questão retórica, mas os números da produção fonográfica confirmam a realidade de que os selos independentes são hoje os que mais lançam títulos no país a cada ano.

4 - Soluções inovadoras
As tecnologias digitais para a edição e produção musical, o download de músicas e o comércio eletrônico têm modelado o perfil do setor fonográfico e seus canais de acesso ao público consumidor.

5 - Intercâmbios
A reunião de muitos com interesses comuns provoca a geração de intercâmbios e aproximações diversas entre músicos, técnicos, empresários, especialistas, setor público e setor privado.

Segundo a International Federation of the Phonographic Industry (IFPI), o setor independente responde por 25 por cento das vendas no globo, uma média de participação de mercado que no Brasil, infelizmente, vem perdendo espaço devido a pirataria e outros vários fatores. Os dados da ABMI constatam que de cada 10 discos lançados no Brasil, 07 são independentes. A associação tem hoje 100 selos cadastrados, 80 associados e muitos destes vão estarão presentes à FMI, com seus catálogo.

onde fica
BRASILIA - 02 a 5 maio 2006
por que ir
Se voce é artista independente, ou produtor, ou tem um selo independeente, é um lugar legal para voce trocar figurinhas e quem sabe, fazer negócios. Esse tipo de feira na Europa super funciona. Aqui no Brasil, estão tentando. Temos que dar uma força, não?
quando ir
MAIO 2006
quem vai
gente da cena independente
quanto custa
precisa comprar um cd independente ou doar 2 kgs de alimento nao perecivel
website
www.fmi.org.br

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados