Livro "Mestres da Gravura: Coleção FBN"

1
Seven Star · Rio de Janeiro, RJ
12/12/2013 · 0 · 0
 

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) possui uma coleção de gravuras avulsas com mais de 30 mil itens. Cento e setenta e uma obras do Renascimento ao Iluminismo foram selecionadas para representar parte desse valioso patrimônio cultural brasileiro no livro “Mestres da gravura: Coleção Fundação Biblioteca Nacional”. A obra será lançada no dia 11 de dezembro, às 18h30, na Biblioteca Nacional.

O livro traz a oportunidade de conhecer um pouco sobre a Fundação Biblioteca Nacional, considerada pela UNESCO uma das dez maiores do mundo, com obras raras inigualáveis no país, incluindo uma inestimável coleção de gravuras. O conteúdo privilegia o núcleo inicial da coleção de gravuras avulsas e as técnicas de gravura desenvolvidas até o século XVIII. Esse conjunto remonta à Real Biblioteca Portuguesa, trazida por ocasião da transferência da Corte para o Rio de Janeiro, em 1808. Vinte gravuras do conjunto foram restauradas como parte do projeto.
As obras que compõe esta publicação são de 78 gravadores que traduzem, com sensibilidade e destreza, a construção do pensamento filosófico e religioso, as ideias, os costumes e as descobertas promovidas pela cultura europeia ao longo dos séculos. O conjunto de gravuras reproduzido inclui gravuras originais, obras criadas por renomados artistas da história da arte que exploram os recursos das técnicas de gravura e gravuras de reprodução ou de interpretação, realizadas por gravadores com amplo domínio técnico que reproduzem obras-primas como pinturas, esculturas, desenhos e afrescos. Estão presentes tanto xilogravuras, exemplos da mais antiga técnica de gravar sobre papel, quanto variadas técnicas de gravação em metal.

A concepção do projeto, pesquisa e seleção de obras é de Fernanda Terra, curadora, historiadora de arte e mestre em Museologia e Patrimônio na Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional.

A publicação inclui a reprodução de 171 gravuras pesquisadas e selecionadas com um breve histórico de cada gravador, subdividas em oito coleções, organizadas por ordem cronológica de nascimento dos artistas. Além disso, o leitor encontrará também os artigos “Mestres da gravura: Coleção Biblioteca Nacional”, resultado da pesquisa de Fernanda Terra e “Breve história da biblioteca: entre livros e símbolos”, escrito pela historiadora Lilia Moritz Schwarcz. A obra inclui ainda um texto do Presidente da FBN Renato Lessa: “Manter o passado no futuro”, e por fim, um texto da Divisão de Iconografia, assinado por Monica Carneiro Alves e Monica Velloso Azevedo: “A Iconografia na Biblioteca Nacional”.

A publicação é uma edição da Artepadilla e coedição da Caramurê Publicações e da Fundação Biblioteca Nacional. Patrocínio da Global Participações em Energia – GPE e Centrais Elétricas Potiguar – CEP através da Lei Rouanet/ Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Estão programadas novas apresentações da coleção em exposições com curadoria de Fernanda Terra no Palácio das Artes/ Fundação Clovis Salgado, em Belo Horizonte, de 29 de abril a 22 de junho de 2014, e no Museu de Arte da Bahia, em Salvador, de 8 de julho a 31 de agosto de 2014, com patrocínio da Petrobras.

onde fica
Local: Biblioteca Nacional
por que ir
Livro reúne gravuras de renomados artistas, selecionadas do acervo da FBN e que traduzem a cultura europeia ao longo dos séculos.
O lançamento será em 11 de dezembro, na Biblioteca Nacional.
quando ir
11 de dezembro de 2013
quem vai
Fundação Biblioteca Nacional
quanto custa
Entrada Franca.
Livros vendidos no local (a preço promocional) a R$100,00 cada
contato
Aline Borba e Heloisa Castro (21) 3352-1905 / 97901-9575 aborba@sevenstarmkt.com.br // heloisa@sevenstarmkt.com.br

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados