Da fuga africana, da região entre Nigéria e Camarões, até a fundação do terreiro em Olinda, passando por repressão, fechamento e renovação, os filhos da Nação Xambá já somam mais de 80 anos em Pernambuco. O Terreiro de Santa Bárbara existe desde a década de 30 do século passado e é um dos poucos da Nação Xambá que sobrevivem no Estado, já que a maioria das casas desse culto se fundiram com as da Nação Nagô, perdendo suas caracterÃsticas originais. Ali, no Portão de Gelo, a vivência da casa é preservada, mas sem perder de vista a atualidade: do museu, que resgata um pouco da história da Nação, à música, que vai do tradicional coco de S. Pedro ao grupo Bongar, formado pelos jovens, o Terreiro de Santa Bárbara se abre para o resgate cultural.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!