Diários da 31ª Mostra - Dia 6

Fernando Mafra
Sim, isto é uma fila
1
Fernando Mafra · São Paulo, SP
30/10/2007 · 18 · 0
 

O dia começou com uma missão: Conseguir ingressos para aquela que provavelmente seria (ou realmente foi) a seção mais disputada da Mostra.

Cheguei ao Cine Bombril pouco depois das 10:00 achando que esse seria o horário de abertura da bilheteria, apenas para encontra um cara já sentado esperando.

Passados alguns minutos de silêncio contemplativo, mais dois pobres-coitados chegam, e então descubro que a bilheteria só abrirá às 13:00. Quase desisto de esperar, mas concluo que já que estou ali, vou persevrar. A fila vai aumentando e durante, e quando volto de uma paisa para cigarro ela está colossal.

Depois da aquisição dos ingressos a fila se tornou um monstro incontrolável, triste saber que nem todos ali esperando conseguirão seu ingresso. Um pulo na Central para um presente de aniversário e então rápido para o Frei Caneca.

Jovem Yakuza - Unibanco Arteplex 13:30

Junto com um jovem desajustado japonês somos introduzidos ao mundo da infame Yakuza, já personagem de tantos filmes nipônicos ou não. Um olhar inédito (ao menos para mim), que mostra a situação atual da organização e suas famílias, a luta dos que estão começando para subir e dos que estão no topo para permanecer assim. Um filme diferente, documentário que parece se esquivar das convenções desse gênero, os momentos em que o formato fica claro são pontuais. Nota 4.

A Sombra Interior - Unibanco Arteplex 17:00

Desisti! Não vi! Fui para casa! Estava de fato cansado, e cada vez mais confuso com tantos filmes na cabeça, considerando o que me aguardava à noite achei por bem ir para casa descansar.

Então por volta das 20:00 é hora de retornar à Paulista, direto para o Conjunto Nacional e finalmente ver os filmes que passei quase tanto tempo na fila quanto passaria assistindo: Seção dupla Grindhouse.

Grindhouse: Planeta Terror - Cine Bombril 22:10
Gindhouse: À Prova de Morte - Cine Bombril 00:00

Considerando que o projeto original de Robert Rodriguez e Quentin Tarantino era que os dois filmes fossem exibidos sempre juntos, acho justo falar sobre os dois ao mesmo tempo. Para esclarecer, Grindhouse seria de fato apenas um filme com os dois juntos, em um cortes reduzidos em relação aos que vieram pro Brasil, assistiria-se aos dois filmes pagando o ingresso de um. Esta seção é que mais se aproxima da idéia inicial.

E garanto que assistir apenas à um sem o outro não dá a mesma graça. Como é de se esperar, são recheados de referências e homenagens a outros trabalhos dos dois diretores, seus filmes preferidos e outras inspirações; muita violência e bom humor em uma combinação incrível, o absurdo dos dois filmes os tornam deliciosos. Entretanto, os dois sofrem de muito tempo para pouca história; enquanto Rodriguez adora mostrar bobagens e elementos trash, Tarantino está mais descarado e cheio de si nos diálogos.

O início de "Planeta Terror" teve problemas no som até a metade do trailer falso (ou não) de "Machete", e "À Prova de Morte" teve problemas na projeção nos pré-créditos divertidos que Tarantino têm colocado desde Kill Bill. Da parte do público, as sessões correram bem, com várias pessoas emendando uma na outra; mas houve certa desorganização das "autoridades", especialmente para aqueles que queriam dar um pulo no banheiro entre os filmes (mesmo que grávidas).

Ao final, havia perdido minha cédula para votar em Planeta, então desisti de votar nos dois, já que Tarantino e Rodriguez possuem reconhecimento suficiente e, embora divertidíssimo, Grindhouse não é o melhor trabalho da dupla.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Chegada à seção de Grindhouse tranquila... zoom
Chegada à seção de Grindhouse tranquila...

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados