Estudantes trocam a sala de aula pelas telonas

1
Jéssica Q. · Rio de Janeiro, RJ
25/8/2010 · 0 · 0
 

O 38º Festival de Cinema de Gramado abriu as portas do Palácio dos Festivais para um público diferenciado. Com rostos novos e inexperientes sentados na plateia, a mostra provocou um movimento de incentivo ao cinema como arte que merece ser levado à diante. A nova proposta da organização do festival de aproximação com o público juvenil gerou, além de um júri composto por estudantes, sessões abertas a excursões de colégios da região e da cidade de Porto Alegre.

As sessões de reprise do horário da manhã contaram com diversas turmas de adolescentes de ensino médio que tiveram a oportunidade de entrar em contato com produções nacionais e internacionais em competição. A iniciativa, a princípio, causou um estranhamento deste público que não está acostumado a ver filmes fora do padrão da indústria cinematográfica.

“Nunca vi filme assim... ao mesmo tempo que é estranho é interessante.†Comentou uma aluna com os amigos, logo após a dupla sessão do venezuelano “Historia de um Día†e do documentário brasileiro “Contestado – Restos Mortaisâ€.

Foi comum ouvir comentários dos grupos até mesmo durante as apresentações no primeiro andar do auditório. Os concorrentes ao Kikito, em geral, não agradaram muito por serem um pouco “chatosâ€, segundo alguns. No entanto, o adjetivo “diferente†tomou conta de grande parte da percepção juvenil. Ratificando que a proposta alcançou seu objetivo, um novo olhar foi provocado para a sétima arte.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados