Etapas do comportamento humano.

1
Paulo Oliveira · Olinda, PE
19/1/2007 · 17 · 0
 

Etapas do comportamento humano.

Comportamento instintivo ou energético.
Comportamento com conhecimento.
Comportamento com racionalidade.

O comportamento baseado em conduta energética é o primeiro a ser executado pelo ser humano, ele se apresenta logo após o nascimento e gerencia todo procedimento do corpo. Depois de determinado tempo de convivência com conduta instintiva exclusiva, o corpo inicia interação de condutas energéticas com condutas conhecidas encaminhadas por outras pessoas , principalmente pelos responsáveis pela formação do ser, e em outro determinado tempo seguindo os dois primeiros, surge a conduta racional incrementada pela própria pessoa, que busca em si meios de agir com equilíbrio, ou com convicção do que está praticando.

Acreditamos que é impossível, a conduta racional do ser humano jovem, ter conhecimentos de todos os fatos sociais registrados pelo conjunto de conhecimentos intelectuais da sociedade. Com a intenção de ter procedimentos sociais equilibrados ou corretos, os jovens irão usar as informações que detiveram em procedimentos energéticos e conhecidos e vão com esses dados implementar de forma inicial suas conclusões. Fica claro que, o corpo do ser humano depois de certo tempo, inicia ter procedimentos racionais desenvolvidos em seu ambiente intelectual de uma forma particular agregando conhecimentos e procedimentos energéticos vividos.

O que se apresenta como grande dificuldade para a pessoa que busca a opção do auto conhecimento é a interferência da nossa capacidade racional se propondo a não deixar que a pessoa entenda os procedimentos praticados, baseados em conhecimentos passados impingidos por pessoas externas e procedimentos energéticos vividos até o presente. Quando fornecemos à nossa razão muita informação ligada a fatos externos convictos, ela vai obstruindo o canal de entendimento dos nossos procedimentos praticados por força dos conhecimentos externos, pregados por pessoas próximas e os procedimentos executados energeticamente até a presente data. É como se a pessoa quisesse esconder o seu passado e suas atitudes instintivas.

O auto conhecimento requer o levantamento de todos procedimentos executados e registrados no cérebro até a data em que a pessoa está querendo se conhecer. Esses procedimentos, poderão em parte, ser aceitos como induzidos, e a pessoa também não pode deixar de admitir que tem procedimentos dominados pelo instinto e que eles vão continuar existindo para que haja satisfação pessoal em atitudes de prazer, sendo usados pela própria pessoa ou por pessoas externas. Entendemos que as pessoas que reconhece racionalmente a sua parte de procedimentos instintivos e atitudes induzidas ou orientadas, têm mais chance de se adequar aos conhecimentos socialmente explicitados.

O conhecimento de si mesmo, hoje em dia, é um dos instrumentos mais precisos para permitir que a pessoa cresça nos conhecimentos gerais da sociedade e na objetivação da vida, porém, observamos que as entidades responsáveis pela orientação do comportamento das pessoas na sociedade, não têm dado o devido valor ao esclarecimento desses procedimentos humanos.

Em função das dificuldades constatadas na não compreensão dos textos sobre conduta instintiva, é importante que o leitor raciocine avaliando o tempo passado, de uma forma seqüencial, os procedimentos que teve a partir de seu próprio nascimento.



Paulo Andrade Oliveira
Olinda 16 de Janeiro de 2007



compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados