Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

JURUTI adere ao Filma Pará vai fazer cinema

produção
Workshop de integração de parcerias, primeiro passo para mais um longa
1
Lux_Amazônia · Belém, PA
23/11/2007 · 34 · 0
 

Sob os olhares e atenção de mais de 150 pessoas, ocorreu na manhã do último sábado dia 06/10 no salão da Paróquia Matriz de Juruti, o Workshop de integração de parcerias A Amazônia pelo olhar de seu povo”. O evento foi uma iniciativa conjunta da Lux Amazônia Produções Cinematográficas e Prefeitura Municipal de Juruti, através da Secretaria de Cultura. Estiveram presentes o Prefeito Henrique Costa; Secretário Municipal de Cultura, Edvander Batista; Secretária Municipal de Educação, Sra. Heriana dos Santos Barroso, além de outros representantes dos diversos setores que fazem a vida sócio-cultural do município.
Na ocasião a equipe da LUXAMAZÔNIA fez uma detalhada explanação sobre o projeto Filma Pará e os planos de realização do filme BOIÚNA DE PRATA. Seguindo a metodologia de ação do Projeto Filma Pará, três questões foram apresentadas para a comunidade local: a) Vocês concordam com a realização de um filme em Juruti? b) Quais os elementos que necessariamente devem aparecer no filme? Quais os elementos que não devem ser incluídos?Apos algumas conversas em grupos e plenária, o resultado foi o seguinte:
SUGESTÕES 1: Devem ser incluídos no filme:
1. Humildade
2. Realidade ribeirinha
3. Transformação da cidade
4. Mostra dos pontos turísticos
5. Mostrar o real do povo
6. Valorização cultural
7. Voltar ao tempo e mostrar a realidade passada e a atual situação com o progresso.
8. Mostrar a umbanda entre outros, (sincretismo)
9. Fenômeno das TERRAS CAÍDAS ocorrida em 1987 em Juruti, o que ocasionou em perda de mais de 200 metros de orla, tragadas pelo rio amazonas.
10. Abordar a questão ambiental

Manifestações locais:
Missão póstuma de recomendação das almas (Grupo de 200 pessoas vestidas e encapuzadas de branco que fazem peregrinação noturna pelas ruas da cidade em orações as almas na semana santa.
João Guimarães (Cobra grande que se transforma em um navio iluminado e que navega pelas águas do amazonas fazendo da comunidade e pescadores da vila de Santa Rita testemunhas.
.........
SUGESTÕES 2: DEVE FICAR DE FORA
Não mostrar o festival das tribos; justificam que o mesmo já tem mídia demais e que as outras manifestações culturais estão sendo esquecidas em virtude desta.

A próxima etapa do Projeto em Juruti será a realização da OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA INTERPRETAÇÃO CINEMATOGRÁFICA, no período de 03 a 07 de dezembro.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Matriz de Juruti zoom
Matriz de Juruti
Sandro Miranda, representou a Lux Amazônia zoom
Sandro Miranda, representou a Lux Amazônia
Os muitos cenários naturais de Juruti serão palco de mais um filme paraense zoom
Os muitos cenários naturais de Juruti serão palco de mais um filme paraense
Cenários encantadores zoom
Cenários encantadores

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados