MAPEAMENTO DA MÚSICA NO DF APONTA NOVOS RUMOS

1
Cinthia Van de Kamp · Brasília, DF
5/7/2011 · 1 · 0
 

Músicos, compositores, DJs e outros profissionais da música podem contribuir para a construção de um novo cenário, respondendo ao questionário online do projeto Bússola Cultural.

A capital federal já é reconhecida pelos artistas e bandas que conquistaram fãs por todo o Brasil, mas, para aqueles que estão começando ou ainda se encontram na batalha para construir uma carreira, desenvolver condições favoráveis à atividade é de extrema importância. Para começar essa mudança, é preciso identificar, com o máximo de precisão, os tipos e níveis de necessidades dos atores que compoem o mercado de música, sendo este o papel do Bússola Cultural, primeiro projeto de pesquisa apoiado pela Secretaria de Cultura do DF (FAC).

O estudo é implementado pela AD&M (UNB), considerada pelo Sebrae como uma das melhores empresas de consultoria no Brasil, que irá entrevistar aproximadamente 1.000 músicos do Distrito Federal, por meio de metodologia que envolve grupo focal e pesquisa quantitativa. E a idéia de também disponibilizar o questionário por meio online é justamente ampliar a abrangência desta análise, que irá resultar no livro Diagnóstico da Atividade Exercida por Músicos do Distrito Federal e web site, onde profissionais, empresas, instituições, órgãos governamentais e os próprios consumidores poderão consultar dados atualizados que retratem o segmento.

Entre as vantagens que serão geradas após a execução da pesquisa, está a facilidade na tomada de decisões por parte do governo, para a criação de medidas e políticas públicas que ofereçam melhores condições e expectativas aos músicos do DF. Produtores culturais, empresários da área e a própria iniciativa privada também terão maior acesso a artistas e bandas de vários locais, além de poder direcionar produtos e projetos ao atendimento de demandas específicas. Também são previstos benefícios para a sociedade, que terá à sua disposição mais qualidade e diversidade artística.

O projeto é coordenado pela G4 Produções e Movimento Calango, e seu questionário está disponível no site www.bussolacultural.com , com perguntas relacionadas ao gênero musical, instrumentos utilizados, influências sobre a carreira, formação, grau de satisfação em diversos aspectos, hábitos de consumo, formas de comunicação, grau de conhecimento e interação com sistemas de financiamento cultural, afiliação a entidades do setor, etc. Músicos de todo o DF, independentemente de gênero e tipo de atividade, podem e devem participar, colaborando para a diversidade e abundância de dados sobre o setor.

O Bússola Cultural também está no Twitter – www.twitter.com/BussolaCultural - e em página do Facebook - http://www.facebook.com/pages/B%C3%BAssola-Cultural/229091947112790?sk=wall

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados