Artistas do DF ganham “Mutirão Cultural”

Mutirão da Cultura
1
Cinthia Van de Kamp · Brasília, DF
22/9/2011 · 0 · 0
 

O projeto dedica-se à promoção do trabalho cultural local e à profissionalização de músicos e grupos musicais. O trabalho junto aos artistas será realizado no dia 1° de outubro, no Espaço Cultural Renato Russo

Um dia inteiro dedicado à comunidade artística do Distrito Federal. É o que promete o Mutirão Cultural, que será realizado em Brasília, no dia 1° de outubro. O evento desembarca no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, e conta com a participação de produtores e outros profissionais na prestação de uma rede de consultoria itinerante, que atenderá a artistas locais de todos os segmentos, em uma grande ação de oficina de produção. A programação, que tem início às 9h, segue até as 18h com palestras, workshops, orientações individuais, estúdio fotográfico e oficina de áudio. A partir das 18h30, apresentações artísticas - com o grupo de street dance Soul CEI e as bandas Etno e Ha Ono Beko - encerram o mutirão. Os interessados podem fazer sua pré-reserva pelo site do Mutirão da Cultura. www.mutiraodacultura.com.br

Além de fomentar o mercado cultural e desenvolver a cadeia produtiva da cultura independente, fortalecendo a identidade dos brasilienses, o Mutirão da Cultura tem como objetivo promover um intercâmbio inédito entre artistas de Brasília. O projeto consiste numa ação de caráter instrutivo voltada para a democratização do acesso da comunidade artística do DF aos benefícios do FAC e das Leis de Incentivo à Cultura, bem como ao processo de profissionalização de músicos e grupos musicais.

Os artistas do DF receberão, ao longo de todo o dia, informações teóricas e práticas, num ambiente especialmente estruturado para atender às suas demandas e preparado para que eles saiam dali munidos de importantes conhecimentos e ferramentas para desenvolver suas carreiras profissionais. Os participantes terão, ainda, a oportunidade de se orientarem individualmente com profissionais especializados em diferentes áreas de atuação, sanando dúvidas frequentes relativas à carreira, comunicação e marketing, legislação e projetos para o fundo de Apoio à Cultura (FAC). Os atendimentos individuais terão duração de 20 minutos e serão realizados de 10h às 13h e de 14 às 18h, por ordem de chegada. O mutirão estima uma circulação de cerca de 2 mil pessoas, com atendimento direto a 500 artistas.

As palestras também ocorrerão durante todo o dia. Entre os temas a serem abordados estão: imagem e divulgação do artista, postura e relacionamento com o público e com a imprensa, acesso a mecanismos de cultura, procedimento para participação de editais, elaboração de projetos para a Lei Rouanet, passo a passo de projetos para o FAC, profissionalização dos artistas, informações sobre entidades, associações, direitos autorais, formas de contratações, entre outros.

Um estúdio fotográfico estará disponível durante todo o dia do Mutirão da Cultura. As bandas ou grupos artísticos ganharão, na ocasião, uma foto produzida com direito à maquiagem e figurino. O atendimento será feito por ordem de chegada.

Já, quem quiser participar das oficinas de áudio, poderá optar entre as quatro aulas que serão realizadas no decorrer do dia - duas pela manhã, de 9 às 10h30 e de 11 às 12h30, e outras duas no período da tarde, de 14 às 15h30 e de 16 às 17h30. Cada aula será uma demonstração de produção musical feita a partir de uma mesma base de trilhas previamente gravadas, a partir da qual o produtor musical finalizará um tema de forma livre e interativa em cada turma. Sugestões e novas ideias conduzirão cada mixagem, e serão geradas cópias do CD final para os alunos participantes.



Serviço: Mutirão Cultural

Data: 1° de outubro de 2011, sábado

Local: Espaço Cultural Renato Russo, 508 Sul

Horário (palestras, workshops, orientações individuais, oficinas de áudio e estúdio fotográfico): de 9 às 18h

Horário (shows e apresentações artísticas): 18h30

PROGRAMAÇÃO GERAL



Palestras

COMO EU ME APRESENTO, por Marcelo Aires

Local: Sala de palestras 1

Manhã: 10h – 10h55 / 12h – 12h55

Tarde: 15h – 15h55/ 17h – 17h55



MECANISMOS DE INCENTIVO À CULTURA, por Raul Santiago

Local: Sala de palestras 2

Manhã: 9h – 9h55 / 11h – 11h55

Tarde: 14h – 14h55 / 16h – 16h55



COMO ELABORAR PROJETOS PARA O FAC, por Jeff Mota

Local: Sala de palestras 1

Manhã: 9h – 9h55 / 11h – 11h55

Tarde: 14h – 14h55h / 16h – 16h55



PROFISSIONALIZAÇÃO DO ARTISTA, por Marcelo Carvalho de Oliveira

Local: Sala de palestras 2

Manhã: 10h – 10h55 /12h – 12h55

Tarde: 15h – 15h55 / 17h – 17h55



Orientações individuais

Manhã: 10h – 13h

Tarde: 14h – 18h



Oficina de Áudio

Manhã: 9h – 10h30 / 11h – 12h30

Tarde: 14h – 15h30 / 16h – 17h30



Estúdio Fotográfico

Manhã: 9h – 13h

Tarde: 14h – 18h

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados