MC+20

Capa por Marcelo Cabral e Aldo Jones. Foto de Tércio Cappello.
Capa do disco.
1
Marcelo Cabral · Maceió, AL
11/7/2013 · 5 · 0
 

Por Fernando Coelho.

Punk rock. Peso, política e protesto. Uma vertente musical e os ingredientes de sua linguagem. Ideologia punk filtrada pela consistência musical rock. Se for diferente, não faz sentido. Não é punk rock.

Em tempos de turbulência social, a provocação estético-musical do trio MC+20 sintoniza o grito manifesto a ecoar pelo mundo – seja em Maceió, São Paulo ou Berlin. Em cinco músicas, dez minutos, Melinna Guedes (guitarra), Felipe Gomes (bateria) e Marcelo Cabral (baixo e voz) mostram que o punk rock continua a fazer sentido.

Se a relação com o gênero é autêntica – na faixa dos 20 anos, Melinna e Felipe injetam o frescor juvenil que o tranco musical exige –, a intimidade é genuína: egresso da celebrada cena musical alagoana de meados dos anos 1990, Marcelo Cabral cravou o nome no cenário com o lendário Mental (festejado representante do punk rock local) antes de ingressar na elogiada carreira solo e depois ao lado do Coisa Linda Sound System.

No disco, o bicho pega. A Lua é pancada das antigas. Releitura recauchutada de um petardo da época do Mental. “Os pedaços da vida / Abertos como ferida / Expostos a quem tem coragem de ver”, vocifera Cabral.

Sobrinho de Carlos Bala e Beto Batera, dois dos maiores ícones alagoanos do ritmo, Felipe Gomes respeitou a simplicidade e esbanjou firmeza na levada surdo e caixa à lá Ramones na introdução de Punk Rock Dog: uma porrada cantada em inglês sobre vivências em Berlin.

Única composição assinada pelo trio, a instrumental Pedrada amplia as cores da paleta musical do MC+20. Uma pincelada de rock pesado aqui, uns riscos de reggae acolá, com Melinna Guedes a florear o ambiente sonoro em jogadas espertas de reverb e delay.

O melhor ficou para o final com a dobradinha Ação Alien e Promessa. A primeira tem riffão marcante, groove arrebatador e letra para cantar diante do espelho: “Se não é você / Quem é / que com o voto / Empossa os governos que estão no poder?”.

Promessa encerra com o arranjo mais elaborado e um trecho final com baixão hipnótico, guitarras rasgadas e andamento marcial a formar uma massa sonora com elementos extraídos do melhor do indie rock 90s – de Living in the Shit a Sonic Youth. Baixe duas vezes, pra garantir.

Lançamento

O show de lançamento acontecerá na noite de 25 de julho, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, aberto ao público, em uma parceria Instituto Zumbi dos Palmares e Fundação Municipal de Ação Cultural - FMAC. O disco está disponível para baixar gratuitamente no site mcmais20.com e TNB.

Simultaneamente ao lançamento do disco, a banda lança quatro videoclipes inéditos(Ação Alien, Punk Rock Dog, Pedrada e A Lua), material escrito, dirigido e editado por Marcelo Cabral. Para assistir acesse o canal de vídeos MC+20.

O projeto

O projeto Marcelo Cabral+20, ou MC+20, surgiu em junho de 2012 com o objetivo de comemorar os vinte anos de carreira musical do compositor alagoano Marcelo Cabral. A banda MC+20 apresentou, em Maceió, Arapiraca, e São Miguel dos Campos, show comemorativo que revisa a carreira de três discos nos dez anos do projeto Coisa Linda, um disco e três demos com o Mental, seu grupo nos anos 90, além de material inédito produzido pela banda MC+20. Em Maceió, o trio fez um grande show no Posto 7, Praia de Jatiúca, para um público animado de mais de 3.000 pessoas, durante o Festival Rock Cordel. Após os shows, a banda entrou em estúdio para produzir o disco.

Trajetória

Apesar de ter começado nos palcos em 1990, com a banda Taxidermia, o projeto Marcelo Cabral+20 apresenta ao vivo o material produzido nos últimos 20 anos, compreendendo o período entre as últimas gravações do Mental e o mais recente disco do Coisa Linda Sound System. No show, quem já conhece o trabalho do compositor, pode revisitar canções conhecidas como , Baião de 2, Estação e Pé de Carambola, com roupagem rock em versões cruas e diretas. Com o Coisa Linda Sound System, Cabral passou por palcos da música independente brasileira como Sesc Pompéia, em São Paulo, A Obra em Belo Horizonte e Rua da Cultura, em Aracaju, além de tocar em festivais como Grito Rock, em Recife e Arapiraca, e Festival Maionese, em Maceió.

SERVIÇO:

Show de lançamento do disco MC+20.
Local: Espaço Cultural Linda Mascarenhas – Instituto Zumbi dos Palmares. Av. Fernandes Lima (anexo ao CEPA). Maceió/AL.
Data: 25/07/13 às 20:00h
ABERTO AO PÚBLICO.
Contato: (82)9912-0245 marcelaocabral@gmail.com

Discografia Marcelo Cabral:

Mental (2000)
Marcelo Cabral e Trio Coisa Linda (2005)
Da Vida e do Mundo (2009)
Rochedo de Penedo (2010)
MC+20 (2013)

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Melinna Guedes, Marcelo Cabral e Felipe Gomes zoom
Melinna Guedes, Marcelo Cabral e Felipe Gomes
MC+20 zoom
MC+20
Ao vivo zoom
Ao vivo

áudio

A LUA

Instale o Flash Player para ver o player.

PUNK ROCK DOG

Instale o Flash Player para ver o player.

AÇÃO ALIEN

Instale o Flash Player para ver o player.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados