Trinta e nove cineclubes! Trinta e três cidades! Quatorze estados brasileiros!
Estes são os números finais do Circuito Cineclubista de Difusão Cultural, que a partir de amanhã iniciarão as exibições dos filmes e vÃdeos com temática afro-brasileira que compõem os cinco programas que compõem a MOSTRA AFROooLHAR.
Segundo os idealizadores da Mostra, as exibições serão realizadas no perÃodo de 16 a 20 de novembro e farão parte das atividades relacionadas a SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA que acontecerão em todo o paÃs.
Coordenada pela Associação de Difusão Cultural de Atibaia /Difusão Cineclube, com apoio da Prefeitura de Atibaia e da Fundação Cultural Palmares (MINC), a atividade conta com o apoio do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, da Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural, da ABD - Associação Brasileira de Documentaristas, da Federação de Cineclubes do Estado de São Paulo, da ASCINE/RJ e da Associação de Cineclubes de Vila Velha. O evento é ainda apoiado pela SAV - Secretaria do Audiovisual e pela SPPC - Secretaria de Projetos e Programas Culturais do MinC.
Segundo o presidente do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, Antonio Claudino de Jesus "a iniciativa visa colocar em pauta a discussão sobre temas afro-brasileiros e demonstrar definitivamente a viabilidade da implementação de um circuito alternativo de exibição digital no Brasil". Para Claudino, a implementação de um circuito alternativo permanente voltado a exibição e difusão da produção audiovisual brasileira é perfeitamente possÃvel e depende apenas do estabelecimento de canais de articulação entre os cineclubes brasileiros. Tal fato poderá logicamente ser facilitado se o desenvolvimento deste trabalho vier a apoiado pelos órgão governamentais federais, estaduais e municipais relacionados ao fomento da produção e difusão audiovisual, como o que está sendo neste momento oferecido pelo MinC, através da Fundação Cultural Palmares.
Veja a seguir a lista dos Cineclubes, cidades participantes e a programação de filmes que serão exibidos na Mostra AFRooLHAR:
CINECLUBES PARTICIPANTES JÃ CONFIRMADOS:
1. DIFUSÃO CINECLUBE - Atibaia, SP
2. ABD/AL - Olho D´Agua das Flores /Povoado Pedrão, AL
3.
CC ABD ANTARES - Teresina, PI
4.
CC ACARTES - Fortaleza, CE
5. CC ALDIRE PEREIRA GUEDES - Bauru, SP
6. CC BALAIO - BrasÃlia, DF
7. CC CASA CURTA-SE - Aracaju, SE
8. CC CASA DE CULTURA - Vila Velha, ES
9. CC CAUIM - Ribeirão Preto, SP
10. CC CENTRAL - Vila Velha, ES
11. CC CINEMA DIGITAL - Diadema, SP
12. CC COXIPONÉS - Cuiabá, MT
13. CC CUCA/DF - BrasÃlia, DF
14. CC DA UFRB - Cachoeira, BA
15. CC DO CERG - São Félix, BA
16. CC ECAC - Jahú, SP
17. CC ECAC - Piratininga, SP
18. CC ECAC - BocaÃna, SP
19. CC ECAC - Mineiros do Tietê, SP
20. CC ECAC - Torrinha, SP
21. CC ECO-SOCIAL - Ãguia Branca, ES
22. CC EMBU DAS ARTES - Embu das Artes, SP
23. CC GAROTO - Vila Velha, ES
24. CC GUANDU - São João do Meriti, RJ
25.
CC IDEÃRIO - Maceió, AL
26. CC IMAGEM EM MOVIMENTO - Barra de São Franscisco, ES
27. CC JAIRO FERREIRA - São Caetano do Sul, SP
28. CC JOÃO BATISTA - Muritiba, BA
29. CC LANTERNINHA AURÉLIO - Santa Maria, RS
30. CC NATAL - Natal, RN
31. CC OSVALDO DE OLIVEIRA - Itu, SP
32. CC PILAR DE MAUà - Mauá, SP
33. CC PRAIA GRANDE - São LuÃs, MA
34. CC RAÃZES - Dores do Rio Preto, ES
35. CC UFSCAR - São Carlos, SP
36. CC TERREIRO CULTURAL - Cachoeiro, BA
37. CC VOZES DO MORRO - Vila Velha, ES
38. CREC - Centro Rioclarense de Estudos Cinematográficos - Rio Claro, SP
39. TINTIN CINECLUBE - João Pessoa, PB
Dia 16 - Programa I
1 - Atibaia, de Congos e Moçambiques
Almilcar Claro + Alunos da Oficina de Produção do FAIA /2005,20 min
2 - Aruanda
Lindoarte Noronha, 22 min
3 - Imagens de uma Vida Simples
Daniel Fagundes, 32 min
Total: 74 min
Dia 17 - Programa II
1 - Canto para a Liberdade
Orlando Bonfim Neto
19 min
2 - Pretos
Lauriete Nardi, gabriel Perrono e Gui Castor
22 min
3 - Anjo Preto
Gui Castor
73 min
Total: 114 min
Dia 18 - Programa III
1 – Preto No Branco – Negros em Curitiba
Edison "Kxorro Loco", Fernanda Nogas, Gustavo Sheffer, Helen Bastos, Juliana Sanson, Marilise Donini, Nicole Zeghbi, Rafael Bonfim, Beto Zuber, Thiago Martins Borges, Valério Ciqueira e Vitor Mahli, 90 min
2 – Alforria da Percepção
Lucas Terra, 12 min
Total: 102 min
Dia 19 - Programa IV
1 - Mestre Pedro de Aurora
Orlando Bonfim Neto
20 min
2 – Tambores que Cantam e Encantam
Giselle Brosard – Projeto Jovem Cidadão, 25min
3 - Honrados, Amaros e Bentidos
Tânia Anaya
29 min
4 - Negro, Uai!
Cordenação José Eduardo Santiago,9 min
5 – Lambe-Sujo
Casa Curta-SE, 2 min
6 – Cumbuca de Quilombo
Roberto Sabóia e Ricardo Augusto,20 min
Total: 97 min
Dia 20 - Programa V - Encerramento
1 - Cafundó
Paulo Betti e Clóvis Bueno, 2005
100 min
Total: 100 min
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!