O mordomo e seu patrão

google
Santiago, o mordomo, no papel de si mesmo, em "Santiago" (2007)
1
Camila Braga · Pindamonhangaba, SP
28/1/2008 · 28 · 0
 

João Moreira Salles deixou passar 13 anos para mexer de novo em seu material, no qual registrou em mais de 9 horas de filmagem, no ano de 1992, o antigo mordomo da casa de seus pais, Santiago.
O filme-documentário, lançado nesse ano de 2007, mostra Santiago em seu pequeno apartamento no Leblon, onde conta histórias e fala um pouco da sua própria, desde a infância até como o empregado da família Moreira Salles. As passagens são mostradas com a narração do próprio diretor – que está na voz de seu irmão, Fernando Moreira Salles -, nas quais ele nos fala a maneira como construiu muitas das cenas e a forma como houve um amadurecimento de si próprio.
O filme é todo em preto e branco, e as cenas com Santiago estão sempre estáticas. Ele aparece em vários cantos de seu apartamento, mas nunca no plano principal, sempre ao fundo, compondo o ambiente junto com seus pertences.
Em determinado momento do filme, somos surpreendidos pela “biblioteca†particular do personagem, toda escrita por ele. Mais de 30 mil páginas, escritas ao longo de mais de 50 anos, registram a história de outros personagens: heróis, reis, rainhas, dinastias das mais diversas partes. Tudo com comentários do seu autor, que apesar de morar sozinho, diz que está sempre em companhia de seus escritos – conversa com eles e os leva para passear entre os cômodos.
A história de Santiago se mistura com a de Salles, já que este durante toda sua infância e adolescência em que viveu na casa, conviveu com o mordomo. E entre as principais lembranças do diretor, podemos perceber no filme, está a figura extremamente artística e musical daquele que estava incumbido de cuidar da “casa da Gáveaâ€. Entre a dança com castanholas e uma música de Beethoven ao piano, as memórias de João se entrelaçam com a vida de Santiago.
Ele nos conta, no filme, um momento bastante marcante em sua vida, que demonstra o carinho sentido por ele em relação aos patrões, quando ainda trabalhava na casa de Moreira Salles. Era seu aniversário e estava sendo realizado um grande jantar, como os muitos que aconteciam na residência. E ele estava cuidando de toda a cerimônia para que nada saísse fora do planejado; foi quando logo após o jantar, a mãe de João chamou Santiago à mesa, e pediu para que todos os convidados cantassem parabéns para ele, em homenagem a seu aniversário. Um momento que o mordomo guardou com muito carinho.
O mais interessante no documentário, contudo, são os comentários finais do diretor, que depois de todo esse tempo após ter feito as filmagens, se arrepende amargamente por ter se relacionado com Santiago, durante as gravações, mais como o filho dos patrões do que como documentarista. Em vários momentos do filme podemos perceber isso, juntamente com os comentários de Moreira Salles, entretanto o que fica registrado para quem assiste é a grandiosidade da figura do simples e cultíssimo mordomo da “casa da Gáveaâ€.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados