O ROCK TEM COR?

1
cernegroacre · Rio Branco, AC
25/1/2008 · 31 · 0
 

Essa é uma pergunta que sempre faço a mim mesmo, quando penso sobre a rivalidade camuflada entre os vários estilos musicais... e isso não é diferente em se tratando de Rock x Samba (incluindo Pagode, Axé e outras vertentes musicais de matrizes africanas).

Serei desonesto, se negar que achava que negro não era para tocar Rock(Heavy Metal, Hard Rock e outros subgêneros do Rock Pesado), mas durante a minha jornada musical como produtor, músico e gestor cultural, constatei que eu trabalhava com muitos negros, estava cercado por eles, namorei negras, produzia eventos em que existiam negros nas bandas e principalmente no público. Em 2002, olhei para o lado e caí na real que o meu guitarrista era um negro, fui pesquisar minha família e descobri que meu avô era negro, meu irmão é negro...

Caramba, vi que estava miscigenado em uma cultura inevitável, e eu convivia com ela, mas a mídia havia me imposto um modelo brasileiro falso... queriam empurrar na minha garganta abaixo, um sistema diferente do que eu agora acredito, que a raça negra é forte, bela e guerreira.

De onde vem o Rock? Das bandas inglesas, alemãs ou norte-americanas?

Afinal, "rock só é para branco!"

Vem do Blues, do Jazz e do Reggae, a matriz do que hoje se transformou o Rock contemporãneo. Foram do negões dos subúrbios dos Estados Unidos e Jamaica que vieram as sementes do estilo. Foram eles que iniciaram tudo.

Muitas das bandas de Heavy Metal da história, têm componentes de origem africana, como por exemplo Living Colour(foto), Steel Prophet e Sepultura, essa última, uma banda nacional que é mundialmente conhecida, seu vocalista é afro-americano.

O rock fez isso comigo, me fez compreender que eu, por ser branco, não era melhor que ninguém, pois caráter, honestidade e beleza não têm cor... por quê o Rock deveria ter?

Olhe para o lado, veja com outros olhos, vivemos todos juntos, somos um só povo... unido ou não.

Fico nessa, deixando minha mensagem, agradecendo ao meu grande amigo Edy (parceiro), por me convidar a participar deste blog que fala de um povo aguerrido, que tem uma sofrida, mas exemplar e linda história de luta e bravura em nosso país.

Valeu África, pelo meus avós, meu irmão, meus amigos...


João Neto

Músico, Produtor e Gestor Cultural

jnetovocal@gmail.com

http://www.fireangelband.blogspot.com/

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados