Paineira de Sapopemba Canta Inayá

Marcos Moreira
Logo da Escola
1
Higor Assis · São Paulo, SP
20/2/2014 · 8 · 0
 

No País do futebol as equipes ditas pequenas sofrem para formar uma equipe competitiva e se preparar para os campeonatos. No País do carnaval, também não é diferente. As escolas pequenas sofrem para compor seu enredo e contar uma história na avenida.

A volta da A. R. C. C. Academia do Samba Paineira de Sapopemba ao carnaval de São Paulo em 2014, vem com mais força que o veneno da serpente - como já se traduz em seu slogan deste ano. Entre idas e vindas, o projeto carnavalesco parece sustentar uma volta por cima. Localizada em uma região periférica da zona leste da capital paulistana, a Paineira traz consigo um grande trunfo que pode significar o acesso ao grupo 4 do carnaval paulistano.

Com o tema de seu carnaval - “PAINEIRA CANTA INAYÁ, MAIS FORTE QUE O VENENO DA SERPENTE” - a escola reproduzirá na avenida a história de uma grande expoente do samba paulistano.

A expectativa de Walmir de Souza, Presidente da Paineira é que a escola já suba logo neste primeiro carnaval, mesmo estando parada há algum tempo. Todo material que a escola irá usar na avenida será de doações das escolas co-irmãs, que se ajudam neste momento importante para composição das fantasias e adereços carnavalescos.

O projeto constitui em unir fantasias, adereços e componentes de outras escolas, juntando tudo isso com a comunidade para idealizar o sonho dessa volta por cima, segundo o carnavalesco Marcos Moreira da Costa.


O TEMA


Nascida no berço da zona leste, como gosta de valorizar, Marcia Inayá, tem um vasto trabalho musical. Sempre envolvida com o samba, sua história será contada na avenida. Com participações em diversos programas de auditório e parcerias com nobres sambistas, Inayá será a fenix que irá reacender a chama da Paineira.

A história desta intérprete é contada atráves das suas ricas passagens por diversas escolas de São Paulo e suas parcerias com elas. Entrelaçada com o samba da periferia, guerreira que reluz como uma fenix, atualmente Marcia esbanja seu canto em várias casas de show da capital.

Entre suas parcerias importantes: Tobias da VAI-VAI, onde ambos cantaram juntos o sucesso 'Amor dos Outros'. Ganhou o prêmio Intérprete Revelação de 1986 - Rede Globo. De tantas premiações e parcerias, Inayá foi aos poucos sendo reconhecida pelo seu trabalho. Mas nada melhor do que a própria nos contar alguns casos interessantes desta sua andânça:

“Tive uma passagem bem interessante com Zeca foi em finais de 1985 não só com ele também, mas com Almir Guineto, Jovelina, Mauro Diniz, Agepê, Djalma Pires, Branca Di Neve, Capri, Reinaldo, Royce, Eliana, Boca Nervosa etc... (risos).
Estava divulgando o Samba de Enredo da Imperador de Ipiranga na Baixada Santista quando tive o prazer de encontrar essas "feras" (Evento do Samba pede Passagem Moisés da Rocha) depois disso sempre nos encontravamos e/ou faziamos shows juntos nos Sambas da vida.
Não gravamos juntos, porém dividimos palco, e um certo dia, dei uma forcinha ao mestre, que apresentava problemas de saúde na ocasião.”
- “Ah, deixei de mencionar Clementina de Jesus que por sinal soprei algumas letras em seu ouvido, pois a mesma já estava um tanto quanto debilitada. Em plena atuação levei algumas broncas, ela dizia "O FIA, TÁ ERRADO" (gargalhada).
E a grande Dama do Samba Dona Ivone Lara tive a honra de gravar com ela o Programa da Hebe Camargo, a qual disse-me uma frase inesquecível:

"MENINA, SUA ESTRELA VAI BRILHAR MUITO, E LEVE SEMPRE COM VOCÊ AS TRÊS PALAVRAS QUE SERÃO ESSÊNCIAIS PARA O SEU SUCESSO - HUMILDADE, HUMILDADE, HUMILDADE."


E, é com essa humildade que a Paineira, uni forças com essa expoente do samba paulistano trazendo para a avenida humildade uma comunidade, sofrida, porém unida e alegre.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Capa do CD das escolas do grupo IV de Acesso zoom
Capa do CD das escolas do grupo IV de Acesso
Pavilhão da Escola - Manto Sagrado zoom
Pavilhão da Escola - Manto Sagrado
Inayá com Zeca Pagodinho, Boca Nervosa, entre outros ... zoom
Inayá com Zeca Pagodinho, Boca Nervosa, entre outros ...
Inayá ao fundo zoom
Inayá ao fundo
Walmir Assis - Presidente da Escola zoom
Walmir Assis - Presidente da Escola
Logo da Escola zoom
Logo da Escola

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados