Pastel de feira

1
Vinicius Frigeri · Londrina, PR
25/8/2006 · 7 · 1
 

Uma das melhores coisas que inventaram foi o pastel. Não aquele pastel cheio de recheio que se vende no shopping. Estou falando do pastel cheio de vento, vendido naquelas barraquinhas das feiras-livres. Aqui em Londrina tem um monte delas. Todo dia tem feira em algum lugar e todo dia tem pastel.

Nenhum outro pastel é igual o da feira. Ele é crocante e a massa, na maioria das vezes, é mais gostosa do que o recheio. Aliás, se você achar o recheio se considere um sortudo.

Pastel de feira é aquele que vem pingando óleo e o vendedor dá uma secada num papel antes de te entregar. O ideal é comer acompanhado de um pingado: um cafezinho feito na hora (na hora em que o pasteleiro acordou, às 4 da manhã), sem açúcar e frio (porque a garrafa térmica já é velha e não mantém a temperatura).

O segredo de um bom pastel deve estar no óleo, que é utilizado por várias vezes (senão por vários dias). Você pede o pastel, o vendedor abre aquelas gavetinhas de metal, ergue um pano de prato, tira a massa de dentro e a joga na fritadeira.

O top dos pastéis de feira é o “enroladão†(aquele compridão que o cara dobra no meio). Tem que ser macho pra comer um enroladão logo cedo. Não que ele seja grande, mas porque ele, geralmente, é um pouquinho gorduroso. Só um poquinho.

Só não chegue pra comprar o pastel no final da feira, porque o cara vai te empurrar um pastel murcho. Provavelmente será um de palmito que ele fritou há três horas e ninguém ousou comê-lo.

Agora, se o cara falar: “Ô patrão, pastel já acabou, mas ainda tem coxinha. Vai uma?â€. Fuja, porque eles só vendem as coxinhas quando acabam os pastéis.

E aí, ficou com vontade?

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Carolina Pontes
 

Alguém conseguiu traduzir o quão bom é um belo Pastel de feira....

Ps: Tenho uma amiga que qdo perguntam:"Vai ketchup aí amiga, maiornse, queijo??" Ela prontamente responde: "Não moço, só óleo´tá bom!"...kkkk

Muito bom mesmo! Falar das coisas mais simples é um dom.....

Carolina Pontes · Caruaru, PE 26/8/2006 18:49
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados