(colaboração publicada no Portal Literal, que estreiou sua interface 2.0 hoje!)
---
Com o mote de piratizeyourself, coloquei no ar mais um blogue para integrar a constelação dos 70-milhões-em- ação: o Pirata de Aquário. Que não é nada mais que é um blogue espelho do Peixe de Aquário.
A idéia do peixe pirata é que seja um espaço para criação coletiva e experimentos – nada mais pessoal que um blogue, então nada melhor para abrir à edição pública. Anti-blogue? Hum, demais não?, digamos apenas que é mais um jogo.
E como funciona o Pirata? A postagem do dia é colocada numa interface de wiki. Assim, os usuários cadastrados podem editar diretamente a postagem como quiserem. No final, dou uma lida nas alterações para ver se não há nenhum absurdo (e pode haver uns excelentes!) e posto a versão final. Simples assim.
A única coisa chatinha é se cadastrar no primeiro acesso: www.piratadeaquario.wikispaces.com. Depois passa.
Pensei nesse jogo para fazer alguns testes (tenho aà um plano maior na manga, hehe)... Tudo isso porque se faz o maior oba-oba sobre as comunidades criativas, o 2.0, as intervenções do outro e a diluição da autoria – esse brave new world que o povo dos softwares livres abusam lindamente. Contudo, na literatura, o modelo do livro impresso rÃgido, com um único autor e de diálogos mediados por parques gráficos e livraria ainda é o vigente.
Acho que foi um jeitinho de começar... pirate-se-vc-mesmo... se souber de outras experiências, conte aÃ, sim?
links associados
+ el libro de alan
+ alerta de vÃrus: poemas que não cabem no papel
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!