Programa Jogue Limpo estimula educação ambiental

1
Rafael C · Rio de Janeiro, RJ
23/10/2013 · 0 · 0
 

Para conscientizar crianças e jovens sobre a preservação do meio ambiente e a utilização sustentável das embalagens plásticas, o programa Jogue Limpo lançou concurso de redações para apresentar o conceito de logística reversa e estimular o exercício da cidadania. Participaram 650 estudantes de 10 a 16 anos, de 30 escolas estaduais e municipais das cidades onde estão instaladas as centrais de recebimento do Jogue Limpo.

O programa realiza a logística reversa de embalagens de lubrificante automotivo – que, após recolhidas nos pontos cadastrados pelo programa, são encaminhadas para reciclagem e dão origem a novos produtos plásticos. A logística reversa evita o desperdício de um material derivado do petróleo que, se jogado na natureza, teria um período de degradação de 400 anos.

Esta é a primeira edição do concurso de redações, que reforça a responsabilidade do Jogue Limpo com a educação ambiental e estimula o exercício da cidadania entre os alunos. A iniciativa tem como objetivo estimular a reflexão sobre a importância do tratamento de resíduos e do seu impacto na natureza, além de orientar sobre o destino correto para esse tipo de embalagem.

O tema escolhido foi “O planeta que a gente quer é a gente quem faz”. Os professores de cada instituição recebem material educativo sobre logística reversa para apresentar nas aulas e selecionam uma redação para concorrer pela escola.

Todos os alunos participantes farão uma visita para conhecer a central de recebimento de embalagens em sua cidade, com transporte e lanche oferecidos pelo programa. Na unidade, poderão conhecer mais sobre o processo de reciclagem do plástico. A divulgação do resultado será no dia 18, e o autor do texto vencedor ganhará um tablet.

Iniciativa do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), o Jogue Limpo começou a operar no Rio Grande do Sul e hoje atua em outros cinco estados, além do Distrito Federal. Desde sua criação, em 2005, já foram recicladas 230 milhões de embalagens e número de embalagens coletadas cresce a cada ano, com a expansão do programa. Até 2016, estarão cobertas as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, elevando a estimativa para 88 milhões de embalagens de óleo recicladas anualmente.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados