No dia 19 de outubro, o poeta e ator mineiro Rodrigo Leste lança o livro e o CD “A Infernização do Paraíso — Mina de Morro Velho: As Vísceras Douradas da Maldição”. O evento, que terá a interpretação de partes do texto pelo próprio autor, será realizado, a partir das 18h30, nos jardins internos do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro). A atividade faz parte do projeto Terças Poéticas, parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Suplemento Literário de Minas Gerais. A entrada é franca.
A obra se baseia na história da mina de Morro Velho, localizada no município de Nova Lima (MG). Partindo de relatos de moradores da região e antigos operários da mineração, o autor recria cenas do passado e do presente focadas nas consequências socioambientais que a atividade exploratória provoca, até hoje, na área. Além da questão do ouro, a obra abrange outras formas de prospecção mineral como a devastadora exploração da água. Escrito em versos, o texto é uma denúncia e, ao mesmo tempo, um passeio poético.
De acordo com o doutor em Literatura e professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, Antônio Sérgio Bueno, o mérito do livro é dispor de signos artísticos para compor um relato indignado. “A mina de Morro Velho, que foi comandada pelos ingleses, é o alvo da denúncia, mas a obra trata de uma tragédia maior: a exploração do homem pelo homem”, afirma. “O processo identificado pelo nome de ‘exploração’ é o verdadeiro foco da linguagem demolidora de ‘A Infernização do Paraíso’.”
Entre os recursos utilizados por Rodrigo Leste, está o diálogo que ele estabelece com diversos textos consagrados pela literatura. Em um exercício de metalinguagem, dialoga com referências de diversos autores, de Gregório de Matos a Carlos Drummond de Andrade.
“A Infernização do Paraíso” é o quarto livro lançado por Rodrigo Leste. Além de ser autor de “Tesão e Fé”, “Lobos no Cio” e “O Labirinto de Machado de Assis e outros contos”, mantém atividades teatrais e coordena o projeto “Literatura em Cena”.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!