O vídeo-documentário Sapucaia continua a ser exibido em vários espaços culturais e comunitários de Jacareí (SP), com maior ênfase nas escolas da cidade. E a receptividade de público tem sido considerada excelente pelos produtores. As exibições já envolveram cerca de 1.700 pessoas, na maioria estudantes.
Representando um experiência filmográfica diferenciada na região, Sapucaia busca resgatar a participação do homem na construção do patrimônio cultural do Vale do rio Paraíba do Sul, no Cone Leste Paulista. Produzido pela Jequitibá Cultural, o vídeo tem patrocínio da NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo á Cultural de Jacareí. Apóiam a iniciativa a Prefeitura de Jacareí e da Fundação Cultural Jacarehy “José Maria de Abreu”.
Debates animados
Segundo a produtora e agente cultural Sílvia Bigareli, diretora do vídeo-documentário, as observações dos espectadores nos debates que acontecem depois das exibições estão superando as expectativas, com demonstrações de nostalgia, identificação com imagens ou paisagens e empatia com os elementos do Vale.
“Cada grupo é constituído com saberes e interesses específicos, o que torna única cada apresentação, resultando em debates com reações que vão desde a nostalgia de quem trabalhou como ferroviário e se lamenta com o desuso deste meio de transporte à curiosidade sobre a árvore Sapucaia e onde encontrá-la”, diz Bigarelli.
De acordo com ela, a excelente receptividade nas escolas da cidade confirma o acerto na escolha da rede ensino como foco principal de exibição do vídeo-documentário. Construído como um inventário temático, Sapucaia permite ser explorado e desdobrado em diversas discussões e atividades por professores.
“Estamos finalizando o processo de masterização e logo disponibilizaremos cópias em a todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Jacareí”, garante ela.
Memória e poesia visual
A estrutura do roteiro parte do barro como identidade, combinando a cerâmica da tradição tupiguarani com a intencionalidade espiritual. Passa, ainda, pelas chamadas “veias do Vale” (o Rio Paraíba do Sul, a estrada de ferro e a Via Dutra como caminhos de distribuição da riqueza regional), indo ao conceito de Vida /Morte /Vida a partir do fruto da Sapucaia, símbolo de ressurreição e forma referencial para criação de urnas.
O vídeo também aborda os dias atuais, traçando um contraste entre as obras artesanais e rudimentares e a tecnologia do século XXI, como a arte de produção de mapas geográficos em contraposição às imagens científicas produzidas pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Com 21 minutos de duração, o vídeo-documentário “Sapucaia”, já tem 15 exibições gratuitas programadas em espaços comunitários, além de 1 mil cópias e 10 mil folders didáticos que serão distribuídos entre instituições educativas e culturais.
“Vamos estimular a utilização do documentário por educadores e multiplicadores para debates e reflexões sobre a cultura valeparaibana em escolas, instituições e espaços públicos de toda a região”, afirma Bigareli.
A Sapucaia
(do tupi – ïasapuka’i: Fruto que faz saltar o olho; do guarani – Sapukaiha: que fala aos gritos, anuncia em voz alta)
Pertencente à família botânica das Castanheiras-do-Pará, (Lecythidaceae) a Sapucaia (ou cumbuca de macaco - Lecythis ollaria ou L. pisonis) é uma árvore encontrada na floresta amazônica e na mata atlântica.
Pode atingir os 30 metros de altura e seu trono chega a ter um metro de diâmetro. Suas folhas são rosadas no início, tornando-se verdes ao longo do ano. Tem flores grandes de coloração lilás que surgem em abundância entre setembro e outubro.
Estudos indicam que as urnas funerárias indígenas do Brasil teriam sido inspiradas no fruto da Sapucaia, que tem forma de cabaça, com casca dura, encerrando grande quantidade de amêndoas comestíveis. Quando os frutos amadurecem, caem no chão e abrem, deixando cair suas amêndoas.
“SAPUCAIA”
Ficha Técnica:
Realização: Jequitibá Cultural – Patrimônio, Educação e Arte
Direção Geral: Sílvia Bigareli
Direção e Roteiro: Sílvia Bigareli e Victor Menezes
Assistência de Direção: Beatriz Borrego
Produção Musical e Trilha Original: Victor Menezes
Direção de Fotografia: Cesar Baio
Assistência de Fotografia: Walmeri Ribeiro
Direção de Produção: Beatriz Borrego
Assistente de Produção: Wagner Rodrigo
Fotos de Still: Wagner Rodrigo
Making Of – gravação e edição: Victor Menezes
Pesquisa: Andressa Capucci
Edição: Cesar Baio e Walmeri Ribeiro
Videografismo e Finalização – Cesar Baio
O legal deste video é que ele aborda aspectos da historia e da riqueza do nosso Vale do Paraíba de uma maneira muito poética, de forma clra e singela que agrada a todos!!!!
wagnerodrigo · Jacareí, SP 19/6/2007 01:28Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!