colaborações recentes
O STF permitiu o recolhimento da contribuição sindical, desde que o trabalhador possa recusá-lo. A decisão, meio capenga, não esclarece como o veto deverá ser formalizado e abre espaço para futuros conflitos judiciais e retrocessos legislativos.
Evitando afrontar a reforma trabalhista, o STF endossou a mercantilização de um direito constitucional. Sindicato presta serviço....
+
O voto do ministro Cristiano Zanin contrário à descriminalização da posse de maconha exibiu o prejuÃzo de sua indicação ao STF. Lula errou. Mas parte dessa culpa também precisa ser dividida com a militância progressista, incluindo os crÃticos da escolha.
A manifestação de Zanin incomodou sobretudo pela baixa qualidade técnica. Repetindo lugares-comuns do arcaÃsmo...
+
As investigações sobre as origens do “8 de janeiro†podem seguir duas linhas. A primeira, mais ortodoxa e confortável, reside em tratá-lo como evento único e irredutÃvel: uma tentativa de golpe. Os indiciados seriam personagens que atuaram com o objetivo claro de interromper o governo Lula. Jair Bolsonaro e seus asseclas diretos protagonizam esse enredo.
A segunda abordagem...
+
As dificuldades do PL 2630 nasceram do esforço para agregar um arco excessivo de interesses corporativistas, que teoricamente facilitariam sua aprovação. Abrindo muitas frentes de diálogo, o projeto se afastou do consenso desejado. Terminou incapaz de atender às demandas geradas pela desnecessária complexidade que o sufoca.
Entendo que Orlando Silva tenha seguido o apanágio...
+
Quem acredita que os ataques de oito de janeiro fracassaram precisa recalibrar seu otimismo. Não houve “tentativa†alguma em BrasÃlia. A ideia de que o governo impediu um golpe distorce os acontecimentos para além do que autoriza a prudência estratégica.
Os democratas se acostumaram a interpretar o episódio pelas possibilidades que ele não efetivou. Mas ninguém...
+
+listar todas