Milena Torrres Belo Horizonte, MG

Milena Torrres

sobre o colaborador

Milena Torres


Compositora, poeta, letrista e cantora.



Possui cerca de cem composições registradas entre letras de música e poesia.
Estréia na poesia musicada participando de sarau em homenagem aos 10 anos de morte de Paulo Leminski, a convite do poeta e cantor Makely Ka e da poeta Alice Ruiz, em 1998.

Como cantora inicia o projeto Árvore Musical Macumba, em 2003. Encontro musical que destaca o ritmo africano e suas transformações. Macumba estréia no mesmo ano no CCBH com o show “O palco um terreiro”. No ano seguinte, se apresenta em duas ocasiões no FIT, durante os eventos do Bar do Fit e na festa de encerramento, quando convidam a Cia Primitiva de Arte Negra de Mestre João.
Em 2000, Milena produz show de músicas próprias na casa Matriz e faz parceria com o músico e produtor Fernando Muzzi em arranjo musical.

Como compositora e letrista, tem a poesia “O mar pra mim” musicada em 2004 por Gustavo Negreiros, vocalista da banda Black Sonora. Essa canção entrou para a exposição "Acervo do Museu" do Museu Histórico Abílio Barreto em 2008. Algumas músicas de Milena compoem atualmente o repertório dos artistas: Marcelo Veronez, Léo Richard e Sílvia Gommes.

Como poeta, participa de concurso literário da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em 2005. Apresenta seu primeiro recital em 2003, chamado “Poesia sobre mim, poesia para ti, poesia para todos”, no CCBH, onde interpreta poemas de Manuel Bandeira, Paulo Leminski e Cecília Meireles.
Seu mais recente trabalho é o recital lítero-musical “A imagem, o silêncio e a entonação” apresentado na sala multimeios no centro de cultura belo horizonte, projeto que “improvisou” poesia, música e vídeo/imagem.

O lítero-musical tem a intenção de divulgar uma poesia espontânea e muito feminina, criadas e musicadas por Milena Torres. Hoje com algumas dezenas de poesias, ela reafirma sua relação com a palavra pelo silêncio e pela inspiração, pelo amor e pela intuição e também a música.
O cuidado e o carinho pelas palavras tornou-se poesia em 2000, e o fio condutor foi o amor, ou melhor, a dor do mesmo. Até então havia musicado poemas de Manuel Bandeira e Paulo Leminski, destacando uma enorme admiração pela poesia de Fernando Pessoa.

O projeto musical de Milena é Bem Acompanhada que destaca diferentes ritmos e sonoridades e não há um compromisso sonoro à conservar, apenas o aspecto letra e canção é a exigência da artista que desenvolve como intérprete um repertório que sugere as muitas influências vividas pela artista durante sua trajetória artística.

Milena Fernandes Torres é natural de Almenara, vale do Jequitinhonha, divisa com a Bahia, detalhe que influencia sua cultura e sua atitude. Em 1989 fez sua primeira letra e música, e desde o início tem uma tendência a procurar o despudor da expressão pela palavra.


colaborações recentes

Milena Torres Bem Acompanhada agenda
2/12/2010 19:20 · 1

Grupo Nem Secos cria centro cultural na Lagoinha.
Objetivo é resgatar vocação artística e festiva da região.

No domingo dia 12 serão quatro shows. O primeiro às 18h.

Milena Torres Bem Acompanhada é o projeto de banda que destaca as canções da artista que cabem em diferentes estilos, mas sem rótulos. A cantora e compositora também visita o repertório... +

A Festa do Amor que esta para a Amizade agenda
17/11/2009 17:53 · 0

Festa Beneficente. Uma festa para reunir amigos, talentos, solidariedade. +

Macumba não é o que você sabe. Milena Torres apresenta Árvore Musical Macumba agenda
18/11/2008 11:58 · 90

Sobre o show,

Num repertório de dezessete músicas, Árvore Musical Macumba abre o show com os convidados: Júnia Bertolino /Cia Baobá de Arte Africana e Afro-Brasileira, e Benjamin Abras, artista multimídia.

Milena Torres interpreta canções da safra especial de muito ritmo; reserva um momento intimista, e convida ao seu palco, os intérpretes: Gustavo Negreiros, de quem... +

Primeiro de Janeiro banco
17/11/2008 15:42 · 60

+

Milena Torres e a Árvore Musical Macumba agenda
4/10/2008 14:54 · 68

O título do show faz parte do novo nome da banda Árvore Musical Macumba, que abre ainda mais o seu repertório, que além de autoral, vai homenagear outros compositores como Chico Buarque, Jackson do Pandeiro, Lenine e Pedro Luís.

Na abertura do show, Milena apresentará o recital lítero-musical que estreou em setembro de 2007 no C.C.B.H e dessa vez conta com a participação da... +
+listar todas

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados