vide urbe Rio de Janeiro, RJ

vide urbe

sobre o colaborador

I mostra Vide Urbe

As ruas do Rio também te convidam...
Primeira mostra itinerante totalmente dedicada à videoarte em espaços públicos do Rio de Janeiro. Artistas: Eder Santos, Simone Michelin, Chico Jofilsan e João Penoni.

Curadoria: Moana Mayall.

Artistas e projetos parceiros: coletivo oficinas Vide Urbe/ Oi Kabum!, Estética Central, Filé de Peixe, Julio Lucio, Bernardo Marques, Passeio Completo e Pedal2 (pedalada Vide Urbe)

Programação:

Saiba mais através do site www.videurbe.com.br
contato: videurbe@gmail.com

Oi Futuro Ipanema – 5 de maio, quinta-feira :: “Dogville”, de Eder Santos, inaugura a mostra a partir da fachada art déco do Oi Futuro Ipanema. Do suporte tv para o suporte arquitetura, a obra adquire novas poéticas e um público em trânsito.
Localização: Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema (ao lado do Metrô de Ipanema – saída Visconde de Pirajá).

Lapa – 6 de maio, sexta :: noite de testes e intervenções coletivas.
Coletivo oficinas VideUrbe/ Oi Kabum! + Estética Central + Filé de Peixe.
Localização: Rua das Marrecas 39, fundos, Lapa, Centro (empena voltada para a rua Evaristo da Veiga, em frente ao Largo dos Arcos).

Lapa/ Centro – 7 de maio, sábado :: Chico Jofilsan reveste com “Janelas Habitadas” a empena de um grande edifício garagem da rua das Marrecas, na Lapa, humanizando e fazendo sonhar um prédio habitado, no seu dia a dia, apenas por carros. Voltada para os Arcos da Lapa e a agitação típica de um sábado à noite, a projeção poderá ser observada de vários pontos desse corredor cultural.
Localização: Rua das Marrecas 39, fundos, Lapa, Centro (empena voltada para a rua Evaristo da Veiga, em frente ao Largo dos Arcos).

Lapa/ Centro – 8 de maio, domingo :: noite de testes e intervenções coletivas> Coletivo oficinas VideUrbe/ Oi Kabum! + Estética Central + Filé de Peixe.
Localização: Travessa Mosqueira, 13, Lapa, Centro (empena em frente a rua Mem de Sá, próximo a Sala Cecília Meireles).

Lapa/Centro – 9 de maio, segunda-feira :: “Circuito”, de João Penoni, situa o corpo na superfície concreta da empena de uma casa noturna na Lapa, transformada em portal para um passeio pela cidade do Rio e outros recantos, guiado por uma figura corpórea meio real e meio fantástica.
PEDALADA VIDE URBE :: Parceria com Passeio Completo + Pedal 2 :: Nessa noite haverá pedaladas coletivas animadas por um sistema de som sobre rodas, saindo de vários pontos do Rio com destino à locação da obra de João Penoni, animando uma segunda-feira de videoarte na Lapa.
Localização: Travessa Mosqueira, 13, Lapa, Centro (empena em frente a rua Mem de Sá, próximo a Sala Cecília Meireles).

10 de maio, terça-feira :: noite de testes e intervenções coletivas> Coletivo oficinas VideUrbe/ Oi Kabum! + Julio Lucio (obra "Fecundation") + Bernardo Marques (obra "Apropriação Marginal")
Localização: Campus Maracanã (portão situado próximo a saída do Metrô, na entrada onde fica o anfiteatro).

UERJ – 11 de maio, quarta-feira :: A cidade e o espaço público são campos de investigação muito presentes na trajetória artística de Simone Michelin. Em sua obra articulam-se dados interdisciplinares ativando questionamentos semióticos, políticos e tecnológicos. Projetada sobre uma das empenas do campus da UERJ, no Maracanã, voltada também para as comunidades da Mangueira e Parque da Candelária, “Fogos de artifício” faz acender um diálogo poético em combustão, conectando imagem, informação e dois espaços bem próximos, porém díspares na geografia social carioca.
Localização: Campus Maracanã (portão situado próximo a saída do Metrô, na entrada onde fica o anfiteatro).


Patrocínio: Oi e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
Apoio Cultural: Oi Futuro
Coordenação de Produção: Fase 10 Ação Contemporânea


Apoio: UERJ, SR-3, Decult + Visualfarm + Oi Kabum! + MM Multistudium + Estética Central + Alto Lapa

colaborações recentes

Vide Urbe, por Renato Rezende* overblog
22/11/2011 13:51 · 13

A primeira mostra do projeto Vídeo Urbe, idealizado pela artista e pesquisadora multimeios Moana Mayall, apresentou uma curadoria de instalações de videoarte, tendo como suporte a própria pele da cidade (a fachada ou empena de edifícios em diferentes bairros do Rio de Janeiro). Realizado em maio de 2011, com trabalhos dos artistas Eder Santos, Chico Jofilsan, Simone Michelin e João... +

Vide Urbe em debate + coquetel de lançamentos agenda
21/11/2011 02:32 · 0

VIDE URBE EM DEBATE - ARTE E ESPAÇO PÚBLICO IN PROGRESS
Como pensar a arte no atual espaço público do Rio? Qual a potência do vídeo em superfícies urbanas? Com a participação dos artistas Alexandre Vogler, André Hallack, Chico Jofilsan, João Penoni,Simone Michelin, Moana Mayall (idealização e interlocução) e do subsecretário de patrimônio cultural, intervenção urbana, arquitetura... +
+listar todas

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados