yuri vieira São Paulo, SP

yuri vieira

sobre o colaborador

Yuri Vieira, nascido a 24 de Outubro, é paulistano. Passou a infância saltando entre São Paulo, Rio de Janeiro e a fazenda da avó materna em Goiás. Fez intercâmbio estudantil no Equador, onde tornou-se andinista, tendo escalado, entre outros, os vulcões Guagua Pichincha (4800m), Tungurahua (5060m) e Cotopaxi (5890m). Estudou na Universidade de Brasília - onde cursou cinema com Nélson Pereira dos Santos - e, após residir durante dois anos com a escritora Hilda Hilst (de quem ainda é Webmaster), trabalha hoje como roteirista e diretor de vídeos. Publicou seu primeiro livro "A Tragicomédia Acadêmica - Contos Imediatos do Terceiro Grau" em 1998, o qual recebeu elogios de Bruno Tolentino (poeta e ex-professor de Literatura comparada em Oxford), Millôr Fernandes, Lygia Fagundes Telles, J.Toledo, Sérgio Coutinho (do Observatório da Imprensa) e do filósofo Olavo de Carvalho. Escreveu este último:

"Prezado amigo Yuri, raras inteligências perceberam tão bem quanto a sua o vácuo atormentado da sua geração".

Em Abril de 2007, dirigiu seu primeiro curta-metragem de ficção: ESPELHO, que recebeu o prêmio de Melhor Direção do III FestCine Goiânia e que participou como curta convidado do festival "No Siesta, Fiesta!" (2009), em Tromsø, Noruega..

É ainda colaborador dos sites Digestivo Cultural e Olhos de Vidro (Sertão Filmes).

colaborações recentes

Soneto Psicose banco
25/5/2009 04:02 · 2

Este meu soneto, de inspiração óbvia, está na terceira posição entre os "Sonetos Interessantes Preferidos" do site Sonetos.com.br. Perceba que fiz algumas alterações. +

Fetiche por película overblog
23/11/2007 10:17 · 276

Você acaba de rodar seu curta-metragem com a avançadíssima Sony HVR-Z1 e, então, após queimar seus olhos semanas seguidas na ilha de edição (um Mac, obviamente), descobre que praticamente todos os festivais brasileiros de cinema importantes não aceitam inscrições de filmes digitais. (Eu sei, em sentido estrito, não existe "filme digital" mas apenas "vídeos". Ok. E daí?)... +
+listar todas

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados