Coleção Comunicação - Diário Capixaba - 115 Anos da Imprensa Oficial no ES

1
Marcus Vinicius Paiva · Vitória, ES
26/11/2007 · 96 · 0
 

Ao contrário do que se pode imaginar à primeira vista, não fizemos um livro "chapabranca", de publicidade laudatória da instituição. Reconhecendo no Diário Oficial um importante e fundamental instrumento de transparência das ações político-governamentais — não custa lembrar que leis, decretos e resoluções só têm valor depois de publicados —, fomos buscar nas suas páginas aspectos, positivos e negativos, da história capixaba que nossos governantes escreveram com seus atos oficiais.
No primeiro capítulo, falamos da origem da imprensa oficial e de sua chegada ao Brasil. Logo após, escrevemos sobre a trajetória dos 115 anos da instituição em terras capixabas. Em seguida, vêm capítulos dedicados a cada uma das décadas desse período, de 1890 a 2005, tendo em vista os atos governamentais publicados.
Tem-se um retrato intrigante de nossa trajetória contemporânea. Nesse passeio histórico, podemos vislumbrar o início e também o fim de ciclos, projetos e empreendimentos políticos e econômicos, emoldurados pelo coronelismo, pela democracia, pela ditadura e também pelo crime instalado nas estruturas governativas. Acessamos informações que esclarecem muitos dos porquês de nossa face cultural, assim como de nossa tragédia social e política, esta constituída, principalmente, nos últimos anos do século XX. Tudo com a assinatura dos chefes do Executivo. Para ir alem da mera descrição das leis e atos, que sempre têm o lustro da legalidade, mas que, às vezes, viabilizam estratégias e jogadas nem tão legais assim, buscamos o auxílio de dados e investigações promovidas por autoridades públicas, assim como análises de jornalistas, especialistas, professores e pesquisadores capixabas. Apesar dessa contextualização, alertamos que o livro não buscou retratar os governos em sua completude, tendo os autores se dedicado a atos que julgavam relevantes, sob os aspectos econômico, político, cultural e ambiental.

compartilhe



informaes

Autoria
Editor e Organizador: José Antônio Martinuzzo

Autores: Amanda Garcia, Brunelli Casali Duarte, Cláudio Vereza, Clerisson Souza, Euler Mota, Fernanda Farina, Fernando Caulyt, Guilherme Ferreira, Igor de Oliveira Carneiro, Isabela Bessa, Jaider Manoel. Larissa Bazilio, Leonardo V1S0, Lia Galvêas, Luanda Vazzoler, Marcélia Pieper, MarceloMarconsini Rossi, Márcio Scheppa, Max Dias, Mikaella Campos, Natália Honorato, Paulo Gois
Bastos, Pnscilla Thompson Pessine, Rogeria Nippes, Victor Duarte Alvarenga, Vilson Vieira Júnior, Williana Santos, Zainer Rodrigues
Downloads
2774 downloads

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados