Ao contrário do que se pode imaginar à primeira vista, não fizemos um livro "chapabranca", de publicidade laudatória da instituição. Reconhecendo no Diário Oficial um importante e fundamental instrumento de transparência das ações polÃtico-governamentais — não custa lembrar que leis, decretos e resoluções só têm valor depois de publicados —, fomos buscar nas suas páginas aspectos, positivos e negativos, da história capixaba que nossos governantes escreveram com seus atos oficiais.
No primeiro capÃtulo, falamos da origem da imprensa oficial e de sua chegada ao Brasil. Logo após, escrevemos sobre a trajetória dos 115 anos da instituição em terras capixabas. Em seguida, vêm capÃtulos dedicados a cada uma das décadas desse perÃodo, de 1890 a 2005, tendo em vista os atos governamentais publicados.
Tem-se um retrato intrigante de nossa trajetória contemporânea. Nesse passeio histórico, podemos vislumbrar o inÃcio e também o fim de ciclos, projetos e empreendimentos polÃticos e econômicos, emoldurados pelo coronelismo, pela democracia, pela ditadura e também pelo crime instalado nas estruturas governativas. Acessamos informações que esclarecem muitos dos porquês de nossa face cultural, assim como de nossa tragédia social e polÃtica, esta constituÃda, principalmente, nos últimos anos do século XX. Tudo com a assinatura dos chefes do Executivo. Para ir alem da mera descrição das leis e atos, que sempre têm o lustro da legalidade, mas que, à s vezes, viabilizam estratégias e jogadas nem tão legais assim, buscamos o auxÃlio de dados e investigações promovidas por autoridades públicas, assim como análises de jornalistas, especialistas, professores e pesquisadores capixabas. Apesar dessa contextualização, alertamos que o livro não buscou retratar os governos em sua completude, tendo os autores se dedicado a atos que julgavam relevantes, sob os aspectos econômico, polÃtico, cultural e ambiental.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!