MALCOLM X – uma história escrita com sangue

http://revolutionaryfrontlines.files.wordpress.com/2011/04/malcolm-x.jpg
1
Agnaldo Tavares · Barra do Choça, BA
17/2/2014 · 1 · 0
 

O documentário da BBC foi produzido a partir da autobiografia escrita por Malcolm e o jornalista Alex Haley, o qual convenceu o líder da Revolução Negra nos Estados Unidos a registrar sua vida em livro.

A história de Malcolm X é marcada pelo sangue desde sua infância até sua morte, assassinado com 13 tiros, em 1965, aos 39 anos quanto discursava no Harlem.

Malcolm é a representação de milhares de meninos e meninas discriminados por sua cor, religião ou pertença a uma classe social inferior. Este conflito social contribuiu para desencadear o ódio em Malcolm, a somar negativamente em maior parte de sua vida, o sujeitando a prática de diversos crimes, como prostituição, tráfico de drogas e assaltos.

Ao decorrer de sua trajetória, como mostra o documentário, Malcolm deixa de ser o “moleque” infrator para se transformar no líder do um povo negro nos EUA, engajado na luta por respeito e melhores condições de vida a sua gente. A princípio reivindica um Estado separado, no qual os negros tenham direito a terra onde possam desenvolver sua própria economia, livrando-se da submissão ao homem branco.

Uma das passagens bonitas do documentário é quando Malcolm, juntamente com seu amigo Alex Haley, ao passar de carro em uma rua é surpreendido por um homem brando em outro carro, o qual eufórico fala a Malcolm de seu contentamento por sua luta por seu povo, o que o faz perceber que o homem branco não é tão mal como prega o seu líder Elijah Mohammed.

Acordado do movimento muçulmano liderado por Elijah Mohammed, ao descobrir e denunciar o líder por devasso, mantendo ralações sexuais com seis meninas adolescentes, suas secretárias, as quais tiveram oito filhos.

Deixando de lado a ideologia de um Estado separado entre brancos e negros, proposto pela “Nação do Islã”, depois de uma viajem a Meca (cidade sagrada dos muçulmanos) de volta a América Malcolm assume outra postura diante a situação dos negros, passa a ser, como narra o documentário da BBC, “a voz de todos os povos desprivilegiados”. “Um líder que consegue ver o bem em todas as pessoas.”

_______________________________________
Link "Autobiografia Malcolm X" https://www.youtube.com/watch?v=hnKzRMqmPEo

Sobre a obra

A BBC nos traz um brilhante documentário sobre a vida de um dos mais significativos homens da história dos Estados Unidos, Malcolm X. Inspiração para muitos jovens discriminados, deixados às margens de uma sociedade hipócrita, racista e preconceituosa.

compartilhe



informações

Autoria
Agnaldo Tavares
Downloads
998 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados