Territórios educativos na educação do campo

1
Pluricom · São Paulo, SP
30/7/2012 · 0 · 0
 

A educação do campo constitui-se atualmente como materialidade nas políticas públicas, nos movimentos sociais, nas universidades, nos debates dos meios de comunicação, nas instâncias jurídicas, nas escolas, nos seminários e congressos científicos, nos órgãos estaduais, e a cada dia avança nas secretarias municipais de educação. Para sistematizar e refletir sobre as ideias e práticas que tecem a educação do campo, as educadoras Maria Isabela Antunes-Rocha, Maria de Fátima Almeida Santos e Aracy Alves Martins organizam a obra 'Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais', lançamento da Autêntica Editora, que reúne 12 artigos de mais de 30 especialistas na área, que discutem princípios, conceitos e métodos.



Os capítulos do livro são leituras dos campos de desafios nas construções dos territórios da Educação Básica e da Educação Superior, explica o prefaciador da obra, o geógrafo Bernando Mançano Fernandes, coordenador da Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. “São análises, interpretações e descrições das realidades, dos desafios, das soluções, das resistências, das superações e das persistências nas caminhadas e marchas que fazemos dia a dia para construirmos territórios imateriais a partir de nossas intencionalidades, para contribuirmos com o desenvolvimento dos territórios materiais”, complementa.

O livro integra a Coleção Caminhos da Educação do Campo, que tem como objetivos divulgar e socializar resultados de pesquisas, relato de práticas, modelos didáticos e ensaios em torno de temas relevantes no contexto da construção de um projeto para a Educação do Campo. Pela mesma coleção já foram publicados outros quatro títulos: Educação do campo - Desafios para a formação de professores, de Aracy Alves Martins e Maria Isabel Antunes-Rocha; Outras terras à vista - Cinema e Educação do Campo, de Aracy Alves Martins, Inês Assunção de Castro Teixeira, Mônica Castagna Molina e Rafael Litvin Villas Bôas (Orgs.); Escola de Direito - Reinventando a escola multisseriada, de Maria Isabel Antunes-Rocha e Salomão Mufarrej Hage (Orgs.); e Licenciaturas em Educação do Campo – Registros e reflexões a partir das experiências piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS, de Laís Mourão Sá e Mônica Castagna Molina (Orgs.).

Confira aqui capítulo inicial da obra.

Sobre as organizadoras – Maria Isabel Antunes-Rocha é doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Psicologia Social pela UFMG, onde é docente na Faculdade de Educação e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo. Maria de Fátima Almeida Martins é doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. É professora adjunta na Faculdade de Educação da UFMG, onde coordena o curso de Licenciatura em Educação do Campo. Aracy Alves Martins é doutora em Educação pela UFMG, com pós-doutorado realizado na Universidade do Minho, e na Unicamp/Universidade de Coimbra. Professora associada da Faculdade de Educação da UFMG no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Título: Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais
Organizadoras: Maria Isabel Antunes-Rocha, Maria de Fátima Almeida Santos e Aracy Alves Martins
Número de páginas: 264
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-65381-34-5
Coleção: Caminhos da Educação do Campo

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.

Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | capucho@pluricom.com.br
Naya Whitaker | naya@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

compartilhe



informações

Autoria
Maria Isabel Antunes-Rocha, Maria de Fátima Almeida Santos e Aracy Alves Martins
Downloads
805 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 5 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados