Apresentando... o Overmixter = Overmundo + ccMixter

Viktor Chagas
21/11/2006 · 13
 

Há algum tempo, surgiu na internet um espaço onde artistas e DJs podiam remixar e permitir o remix de suas criações. Esse espaço ficou conhecido como ccMixter, uma iniciativa do Creative Commons, nos Estados Unidos. O curioso é que periodicamente o site americano lançava concursos de remixes e um fato chamava a atenção: os brasileiros estavam sempre bem colocados ou mesmo eram os vencedores do concurso!

Exatamente para aproveitar todo esse potencial, surge agora o Overmixter, uma parceria entre o ccMixter e o Overmundo, que traz a ferramenta aqui pro Brasil. Seguindo o esquema colaborativo do Overmundo, o Overmixter disponibilizará uma série de samples, vocais e remixes licenciados em Creative Commons - ou seja, o remix está previamente autorizado!

E não é só: para agitar ainda mais a comunidade, está sendo lançado o Overmix BraSA, um concurso de remixes entre Brasil e Ãfrica do Sul. (Você pode conferir o regulamento no próprio site.) O vencedor da Ãfrica vem tocar no Brasil, e o vencedor brasileiro vai para Johanesburgo, na Ãfrica do Sul, tocar em um dos mais badalados festivas de música eletrônica do país. Assim, o Brasil "remixa" a Ãfrica, e a Ãfrica "remixa" o Brasil - como se isso já não acontecesse na prática há muito tempo!

O Overmixter é parte integrante do Overmundo e, mais do que um canal de divulgação, pretende funcionar como uma ferramenta permanente de trabalho, colaboração e diversão. Afinal, as barreiras entre consumidor e produtor de cultura já foram abaixo há muito tempo e a cultura participativa chegou para ficar.

Crie, remixe, compartilhe... esse é o lema. Agora, é só pôr as mãos na massa, nos fones, nas picapes.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
ministereo publico
 

êah, interação entre os mundos, sintonizado sempre pela música.
Fayaka!!!

ministereo publico · Salvador, BA 21/11/2006 12:55
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Thiago Camelo
 

E é bom lembrar que todo mundo que é membro da Comunidade Overmundo já está automaticamente cadastrado - com o mesmo login e senha - no Overmixter. Como o próprio Viktor disse no post, o Overmixter é parte integrante do Overmundo.

Thiago Camelo · Rio de Janeiro, RJ 21/11/2006 13:03
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Alê Barreto
 

se é para aumentar a colaboração, aprovado 100%

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 21/11/2006 16:33
sua opinião: subir
Tânia Brito
 

Que bacana Viktor! Assim, não termino nunca a minha monografia...hehehe... A cada dia uma novidade... Mas essa é a idéia não é mesmo? ;)
Abs

Tânia Brito · Campo Grande, MS 21/11/2006 21:48
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
jujuba
 

Uau! Que demais! não sou Dj e nem sei mexer com som, mas gostei muito da idéia!

jujuba · Santo André, SP 22/11/2006 00:23
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Filipe Barros
 

muito bacana a idéia quero ver os resultados.

Filipe Barros · Recife, PE 22/11/2006 19:38
sua opinião: subir
Juliano Drummond
 

Perfeito para quem quer começar, para quem já comecou, para os que querem novidades. Muito bom!

Juliano Drummond · Amapá, AP 25/11/2006 11:09
sua opinião: subir
Fernando Mafra
 

genial. vamos ver se agora consigo produzir alguma coisa que preste. Só uma dúvida/sugestão. O login do Overmundo/Overmixter também é valido para o ccMixter? Se não deveria ser, para termos acesso automático aum banco de samples maior e também intercambiar mais os resultados.

Fernando Mafra · São Paulo, SP 26/11/2006 09:50
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Oi, Fernando. O login do Overmundo é o mesmo que o do Overmixter porque ambos os serviços pertencem à mesma família (a "família Overmundo").
Já o ccMixter é um serviço internacional, projetado pelo pessoal do Creative Commons/iCommons, por isso, a integração ficaria um pouco mais difícil. De qq maneira, para ter acesso ao banco de samples e tudo o mais, como no Overmixter, não é preciso estar logado. O login apenas valida quem pretende enviar uploads, votar etc., ok?

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 26/11/2006 10:31
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Patrícia Mello
 

É muito interessante essa novas possibilidades, só acho que tanto o Overmundo quanto o Creative Commons deveriam explicar melhor ao usuário, de uma forma clara e simpificada, de como usar esses recursos (de preferência uma "ajuda" em português). Ainda não consegui entender direito qual é a melhor forma de utilizar tudo o que esses sites oferecem.Será que alguém pode me ajudar?

Patrícia Mello · Porto Alegre, RS 29/11/2006 15:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Oi, Patrícia. O Overmundo tem uma ajuda bem aqui. É o nosso FAQ, que fica disponível lá em cima na barrinha azul, no canto superior direito. Lá, você pode encontrar uma boa explicação sobre todos os serviços que o Overmundo oferece.

Da mesma forma, o Overmixter tem uma seção de ajuda aqui. Toda em português também. Ela esclarece os principais pontos do site e explica o funcionamento da ferramenta como um todo.

Já o projeto Creative Commons Brasil tem resumos do que significa cada licença aqui e um "por alto" do projeto aqui. Você pode conferir a licença que o Overmundo utiliza clicando no pequeno logo cinza do Creative Commons no pé de cada página.

Ufa! É isso. Qq dúvida, é só gritar... :)

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 29/11/2006 16:14
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Patrícia Mello
 

Valeu Viktor, vou me grudar agora rsrsrs...

Patrícia Mello · Porto Alegre, RS 29/11/2006 17:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
ich_bien_ein_elmo
 

olá
bem vc me falou das normas e do objetivo do site.
eu vou te falar dos meus objetivos:

desde que a materia se trate de cultura,pra mim nao importa de onde seja.e se estou transigindo entao alguma norma do site ,apenas ele pode me excluir daqui.
eu da minha parte pretendo continuar a postar sobre quaisquer assuntos,alias,tenho uma imensuravel variedade de tais.

desculpe-me pela dureza de coraçao.

e muito obrigada pelo comentario!
serao sempre bem vindos!

ich_bien_ein_elmo · Coqueiro Seco, AL 30/11/2006 11:16
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados