Chamada de Pautas para a Revista Overmundo nº 5, sobre "cultura digital"

Equipe Overmundo
6/1/2012 · 10
 

Mal nos recuperamos do fantástico quarto número da Revista Overmundo e é hora de colocar novamente o bloco na rua. Está aberta a temporada de sugestões de pauta para a Revista Overmundo nº 5, cujo tema principal é CULTURA DIGITAL. Contribua!

Para escrever para a Revista Overmundo, basta enviar uma sugestão de pauta nos comentários deste post ou publicar diretamente uma colaboração no Overmundo. A equipe editorial da Revista está sempre atenta às novidades e pode elegê-lo colaborador para a nossa próxima edição, a ser publicada em fevereiro.

A Revista Overmundo é uma publicação eletrônica bimestral e semitemática. Isto significa que você pode sugerir pautas dentro ou fora da linha temática principal. A equipe editorial recolherá todas as sugestões recebidas até o próximo dia 15/1 e avaliará uma por uma. Os colaboradores cujas pautas forem aprovadas receberão um contato para que apurem e produzam texto e conteúdos multimídia, sempre com o acompanhamento da Equipe Overmundo.

Então, é hora de arregaçar as mangas e escrever sobre cultura de todo o Brasil.

Para falar sobre cultura digital, o Overmundo elegeu como principais segmentos as artes eletrônicas, os coletivos digitais, o ativismo político, projetos que pensam a tecnologia de forma inovadora e fomentam a produção interativa e colaborativa.

Além desses temas, é possível submeter sugestões de pauta sobre outros assuntos, da cultura popular à arte independente. Participe!

tags

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Patricia Zimmermann
 

Boa tarde
Gostaria de sugerir cono pauta das próximas ediçoes a mediação tecnologica nas escolas e as interfaces com a cultura, a educomunicação como ferramenta , quais programas estao sendo desenvolvidosno Brasil e suas contribuiçoes para o aprendizado da cidadania e da cultura para nossos jovens.
Um abraço
Patricia Zimermann

Patricia Zimmermann · Joinville, SC 7/1/2012 15:54
sua opinião: subir
Caio E. Tendolini
 

Boa tarde!

Realizamos uma campanha de crowdfunding para um documentário sobre Belo Monte, chamado "Belo Monte: Anúncio de uma Guerra". Foi uma experiência muito interessante, conseguimos levantar 120% da verba pedida, tendo cerca de 3400 apoiadores, nos tornando o maior case de crowdfunding do Brasil. A parte mais interessante, entretanto, foi o nível de engajamento dos nossos apoiadores.

Gostaria de escrever um texto falando sobre o crowdfunding como ferramenta de engajamento dentro do ativismo digital, utilizando da nossa campanha como caso prático.

Abraços
Caio

Caio E. Tendolini · São Paulo, SP 7/1/2012 18:32
sua opinião: subir
sandra amancio
 

Boa Noite,

No ano passado, eu visitei a aldeia indígena Sapukay em Angra dos Reis e me surpreendi com o convívio dos índios com a tecnologia. Além de televisores enfeitando as casas dos indígenas, notebooks, câmeras e filmadoras digitais também são de uso cotidiano dos índios. Na época, eu escrevi uma matéria que fazia uma analogia entre a vida dos índios e dos brancos e teve foco também a cultura digital na aldeia.
Os índios ainda têm aula de informática, há uma espécie de lan house na aldeia, só que eles não precisam pagar para usar os computadores. Porém, há um controle no uso da internet, que deve ser usada em sua maioria para fins educativos.
A minha ideia é escrever uma matéria sobre esse convívio dos índios com a tecnologia e também contar um pouco da riqueza da cultura indígena. Tenho bastante fotos dos índios e tenho facilidade pra voltar lá e fazer um vídeo.

abraços,

Sandra Amancio

sandra amancio · Rio de Janeiro, RJ 8/1/2012 21:50
sua opinião: subir
João Victor Mello
 

O vírus digital infectou os idosos. A ideia de pauta é entender como os idosos usam e se organizam na rede. Tenho uma personagem/especialista, idosa, jornalista, que criou um blog sobre mídias digitais, depois da aposentadoria. Há também um maestro que usa a internet para divulgar mensagens religiosas; uma senhora que acompanha o crescimento do neto que mora no exterior pelo Skype; uma senhora do interior viciada em compras pela Internet; além de outros usuários frequentes do Facebook, Twitter, Orkut e Youtube. Seriam três abordagens: pessoas que tiveram a vida facilitada pela Internet, outras que tiveram a vida complicada, e ainda personagens que tiveram suas identidades modificadas pela atuação nas redes.
Talvez um box mostrando casos de como a mídia retratada a relação com os idosos, como no caso do Vlog do Fernando, que faz sátiras da velhice, ou da publicidade da Microsoft em que um casal de idosos usa o computador para ouvir música e se divertir.

Abraço,

João Victor de Mello

João Victor Mello · Rio de Janeiro, RJ 11/1/2012 11:53
sua opinião: subir
Bárbara Lopes
 

Olá

Eu participo do coletivo Blogueiras Feministas. O grupo foi criado em outubro de 2010 e desde então vem crescendo, atuando na divulgação e debate de ideias relacionados aos direitos das mulheres, participado de ações tanto online (como blogagens coletivas, o blog coletivo, etc), como offline (como as Marchas das Vadias, Marcha das Margaridas, Fórum de Internet, entre outros). Além de utilizar a internet como meio, também refletimos sobre as barreiras existentes no mundo digital à ampla participação feminina.

Minha ideia é falar sobre o grupo e também sobre a participação das mulheres em diversos espaços digitais, passando pela democratização dos meios de comunicação e os discursos de ódio encontrados na internet.

Abraço,

Bárbara Lopes · São Paulo, SP 12/1/2012 17:30
sua opinião: subir
Equipe Overmundo
 

Prezados,

Agradecemos a todos pelas sugestões enviadas. A equipe editorial avaliará as pautas recebidas nos próximos dias e entrará em contato com os selecionados.

Abraços.

Equipe Overmundo · Rio de Janeiro, RJ 14/1/2012 00:58

Pontão Ganesha
 

Gostaríamos muito de participar, será que ainda dá tempo?

Pontão Ganesha · Florianópolis, SC 23/1/2012 16:00
sua opinião: subir
Rodrigo Domit
 

Segue um blog/release do projeto Concursos Literários - que ajuda a divulgar concursos e prêmios literários através de um blog e das principais redes sociais:

http://release-concursosliterarios.blogspot.com/

O projeto também está aqui:
http://www.overmundo.com.br/overblog/projeto-incentiva-autores-a-publicarem-suas-obras

Rodrigo Domit · Jaraguá do Sul, SC 25/1/2012 00:27
sua opinião: subir
João Ademar
 

Gostaria de ajudar correlacionando a Cultura Digital com o que eu chamo de "Novos Direitos Autorais". Tenho um texto disponibilizado aqui no Overmundo acerca disso, com foco na Música http://www.overmundo.com.br/banco/livro-sobre-direito-autoral-e-musica-digital

João Ademar · Campina Grande, PB 25/2/2012 15:57
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados