Apa do Curiaú

1
PauloZab · Macapá, AP
2/10/2006 · 64 · 0
 

O Curiaú é formada por dois pequenos núcleos populacionais: "Curiaú de Dentro e Curiaú de Fora", com uma área de 5.700 hectares. A área é uma das poucas remanescentes de quilombos do país e o Decreto de 1992 criou a APA (Área de Proteção Ambiental), que abriga, atualmente, cerca de 1.500 pessoas divididas nas duas comunidades.

onde fica
Distante a 8 Km de Macapá
por que ir
Tem uma ótima paisagem natural, além disso as comunidades preservam os costumes afros em comemorações nas datas religiosas. Os rituais reúnem elementos como o batuque, o marabaixo, as ladainhas em latim, a procissão e a folia.
quando ir
A comemoração na “Festa de São Joaquim” é tradicional na região. O santo foi escolhido pelos antigos escravos como padroeiro do Curiaú. São dez dias, de 09 a 19 de agosto, com cantorias sob a benção católica, ladainhas e ritmo dos tambores feitos de tronco de macacaueiro e couro de animais silvestres, chamado macacos.
quem vai
Comunidades vizinhas e população de Macapá.

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados