Reco-reco, xequerê...
O Jorge fabrica coisas do arco da velha. No sentido de ancestralidade mesmo.
Aprendi que aquele instrumento feito de cabaça, que faz da voz um instrumento de sopro (já que se canta dentro dele, de certa maneira) se chama matófono. Além disso, soube pelo Jorge que a origem é do meu paÃs de criação: Uruguai. Os Ãndios charrúas inventaram o brinquedo sonoro. Aà pensei: tem que dar muita volta nessa vida pra aprender de fato de onde vêm as coisas.
Cruzei com ele durante um evento interessante que aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina. Aproveitou o influxo de pessoas e montou a banca ali.
Em geral, expõe na feira de artesanato da Lagoa, que acontece aos domingos na pracinha e sobre a qual devo ainda um post aqui no Guia.
O trabalho do artesão musical é valioso, ele é caprichoso na confecção dos instrumentos.
O reco-reco é um pedaço de bambu com ondulações, se toca com um pedaço de madeira ou bambu mesmo, uma vareta, e faz um som parecido com o nome do instrumento. Ou seja: o lance é uma onomatopéia.
Xequerês são os instrumentos que se vêem melhor na primeira fotografia, feitos com uma cabaça praticamente inteira e miçangas (aquelas bolinhas coloridas) trançadas.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!