A Gráfica do Senado, Secretaria Especial de Editoração e Publicação (SEEP), completa 47 anos. Administrada por um intelectual, o jornalista Florian Madruga, inaugurou o Espaço de Leitura Ninon Accioly Borges - assim chamado em homenagem a uma ex-funcionária do Senado -, onde servidores e visitantes poderão conhecer e ler as publicações da Casa. Outra inauguração foi a do Corredor da Arte João EmÃlio Falcão que homenageia o famoso jornalista piauiense e será mais um espaço de exposição de obras de arte dentro do Senado Federal.
Florian Madruga e a Gráfica do Senado
Até o ano de 2001, quando foi dirigir o Instituto Legislativo Brasileiro, sendo depois, chefe de gabinete do Presidente do Senado Garibaldi Alves na sua gestão, o Dr. Florian Madruga tinha 28 anos de Gráfica do Senado.
Entrou como revisor trabalhando à noite onde entrava às 19 h e não tinha hora para sair. Naquele tempo, lembra com saudosismo, a impressão era feita na linotipo, as atas da sessão da tarde vinham datilografadas pela taquigrafia e tudo era composto. Era feita a primeira revisão que serviria de base para a última leitura e correção de erros.
Após esse processo, hoje artesanal, o jornal descia para o processo industrial. A gráfica também imprimia avulsos, projetos de lei, proposição de senadores, deputados, enfim, uma média à época de 50 projetos eram compostos por dia na gráfica. Os mesmos tinham que estar prontos até às 09 h do dia seguinte no gabinete do deputado ou senador.
Florian emociona-se com as lembranças e relata que ficou sete anos nesse horário. Depois de cinco anos de revisão, exerceu o primeiro cargo de chefia, foi designado para ser encarregado da sessão de revisão no turno noturno. Depois de algum tempo, passou a chefiar a revisão do turno diurno. Onde ficou até 1980.
Passa a ser então coordenador gráfico até 1983, quando foi convidado para ser chefe de gabinete da diretoria-executiva da Gráfica. Nesse perÃodo acumulou a chefia de gabinete com o cargo de diretor-adjunto, que foi criado para acompanhar a Gráfica à noite. Passava parte do dia e da noite então no chamado Cegraf, Centro Gráfico do Senado.
Em 2001 passou a dirigir o ILB (Instituto Legislativo Brasileiro) onde implementou uma administração dinâmica, com a implementação de vários cursos. O Instituto foi criado pelo Presidente Sarney com a proposta de ser o orgão de capacitação de servidores de todo o legislativo.
Depois implementou a mesma direção dinâmica à frente da chefia de gabinete do Presdiente do Senado, Garibaldi Alves, retornando para a Gráfica, Secretaria Especial de Editoração e Administração no ano passado, como Diretor-Geral desta, onde vem administrando dentro dos moldes da moderna administração, implementando a modernidade como também economias, enxugamentos, enfim, novos caminhos, implementando uma nova visão de trabalho e pelo trabalho dentro do corpo funcional.
Também é Presidente da Associação Brasileira de Escolas de Legislativo e leva o Senado para todo o paÃs como Coordenador da Comissão de Feiras de Livro e este o Senado começou a participar mais ativamente de Feiras de Livro pelo interior do Brasil. Esse dinamismo é que é a tônica administrativa do Diretor Executivo da Gráfica do Senado, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, Dr. Florian Madruga.
Parabens a Florian Madruga, parabens à cultura brasileira, bravo!
Sinvaline · Uruaçu, GO 11/11/2010 13:07Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!