Florian fala, Senado na Feira do Livro de Brasília

Florian Madruga sendo entrevistado.
1
Anand Rao · Brasília, DF
10/10/2010 · 5 · 0
 

A Feira do Livro de Brasília está sendo realizada este ano no Parque da Cidade na ExpoBrasília. Antes era realizada nos arredores do Pátio Brasil agora mudou com a pretensão levar muitos estudantes para visitação ao longo do dia.

O Dr. Florian Madruga é Diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, Presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e Coordenador da Comissão de Feiras de Livro.

Nesta entrevista ele fala sobre as novidades que o Senado trará para a Feira de 2011.

Dr. Florian, quais as novidades que o Senado vai apresentar na Feira do Livro de Brasília?

Florian Madruga – Primeiro, é importante ressaltar que a participação do Senado em feiras de livro pelo Brasil destina-se principalmente a divulgar os livros das Edições do Senado, Edições Técnicas e em Braille. A instituição também é divulga nestes eventos suas atribuições e atividades institucionais. Nesta feira, temos como novidade todo um leque de lançamentos feitos em 2010 pela instituição.

E quais são estes?

Florian Madruga – As Edições do Senado publicou vários títulos. Destaco, lembrando neste momento a História do Brasil do Frei Vicente do Salvador, Americanidade (Mercosul: Passaporte para a integração), Imigrantes Poloneses no Brasil em 1891, Amazônia Patrimônio Universal do Ex-Senador Jarbas Passarinho, o “sucesso” de vendas “A História da Literatura Ocidental” de Otto Maria Carpeaux mas, ressalto que são vários títulos e fico apreensivo em cometer alguma injustiça. Vale a pena citar, apesar de não ser lançamento o livro de Juscelino Kubitscheck intitulado “Porque Construí Brasília”. Pelas Edições Técnicas cito as Leis de Diretrizes Orçamentárias de 2010, a Lei do Turismo, o anteprojeto do Novo Código de Processo Civil e o mais vendido que é A Constituição no modelo talóide a um real, separata a cinco reais e livro a dez reais.

E estas edições em braille?

Florian Madruga – Este é um trabalho de destaque do Senado. Nosso parque gráfico braille se moderniza a cada dia e cada vez mais é maior o número de instituições que recebem nossas publicações mensalmente. A cada feira convidamos três instituições locais para receber nossas publicações desta área. Em Brasília o evento está marcado para o dia 15 de outubro, às 16 h, no estande do Senado. Doaremos vários títulos entre eles: Legislação Consolidada do Servidor Público, Lei de Responsabilidade Fiscal, Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, O Velho Senado, Senado Federal, Direitos Humanos enfim, vários títulos e as instituições convidadas foram o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, o Centro de Ensino Fundamental 02 de Brazlandia e a Biblioteca Braille de Taguatinga. Tentamos, sempre que possível, doar para instituições diferentes os trabalhos. Por exemplo, neste ano estamos doando para estas instituições, no próximo doaremos para outras desde que haja essa possibilidade.

E as crianças, alguma atividade será desenvolvida para elas?

Florian Madruga – O Senado nunca esquece o público infantil. Para este estamos dando gratuitamente três publicações: Eu Senadoro um Passeio, Pequena História dos Símbolos Nacionais e Jovem Cidadão. Todas tem por objetivo dar suporte a trabalhos didáticos em salas de aula. A distribuição é criteriosa e os alunos utilizam as doações não só para obter informações sobre o tema, como também, para realizar como já disse trabalhos em salas de aula.

Alguma coisa ficou pendente que o senhor gostaria de colocar?

Florian Madruga – Primeiro agradeço o apoio integral do Presidente José Sarney e do Primeiro-Secretário Heráclito Fortes, bem como, do Diretor-Geral Haroldo Tajra ao projeto. Depois ao corpo funcional, não só os que participam efetivamente da Comissão da Feira do Livro mas, todo o corpo funcional pois, o sucesso de um projeto institucional depende de todos que compõem o Senado. E depois, convido a população a nos visitar, tenho a certeza de que conhecendo nossas atividades, os que nos elogiam passarão a ter uma visão mais moderna, coadunada com um novo tempo, e os que nos criticam passarão a nos elogiar. Os tempos são outros e o Senado participa da Feira de Brasília para mostrar um novo Senado em sua totalidade.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados