Senado emociona portadores de deficiências

Portadores de deficiência do Cliama no estande do Senado
1
senga · Brasília, DF
15/10/2010 · 10 · 0
 

A Cliama é uma instituição que oferece atendimento personalizado, a pessoas com necessidades educativas especiais e é um centro de convivência em saúde mental com a concepção de hospital dia. O Senado Federal é uma instituição que tem no seu calendário a “Semana de Acessibilidade” e sempre que participa de feiras e bienais de livro pelo país doa publicações em braille para portadores de deficiência visual.

Em visita à 29 Feira do Livro de Brasília, alguns alunos da Cliama receberam as publicações Jovem Cidadão e Eu Senadoro Um Passeio que geralmente são distribuídas para o público infantil. A reação foi imediata, os presentes possuíam idade entre 14 e 40 anos, alguns se emocionaram, outros ficaram com o olhar fixo em um ponto, enfim, cada um limitado por sua deficiência reagiu de forma singular. Cremos nós, os “eficientes”, que as cores, os desenhos, e não sabemos o que mais, os estimula.

Obviamente o mundo reservado aos portadores de deficiência é especial. Se perceberam ou não o conteúdo das publicações que versam sobre os símbolos nacionais e atividades do congresso nacional, só os pedagogos, psicoterapeutas, enfermeiros ao longo da semana terão essa resposta. Ao Senado cabe a inclusão e isto foi feito com a doação realizada.

Os alunos que fizeram parte dessa caravana de visitação à feira do livro eram autistas, deficientes visuais, portadores de síndrome de down e estavam acompanhandos João Daniel, terapeuta ocupacional, Mônica Cristina Galeno, psicopedagoga, Michael Douglas, enfermeiro e Ana Cristina, terapeuta familiar. Todos foram unânimes em agradecer a doação e em especial, o aluno Felipe Augusto que tem paralisia cerebral em conseqüência de um acidente, sorria infinitamente com as duas revistinhas.

O Diretor da Cliama, Dr. Aluísio Maluf, musicoterapeuta e psicomotrista, fez questão de em depoimento elogiar os impressos e solicitou que a instituição diversifique as publicações para os portadores de quaisquer deficiências, dizendo que “o estímulo para quem tem a função cognitiva preservada além das cores e imagens, é o conteúdo. Os que não tem essa função são estimulados através do olhar, nesse caso, as cores, imagens, enfim, uma composição do todo é fundamental. Solicitamos que o Senado sempre esteja atento e inclua os excluídos em todas as ações e convidamos a instituição a nos visitar pois, estamos de braços abertos para melhorar a qualidade de vida dos portadores de deficiência”.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados