A Pseudo–Elegância Das Editoras

1
Unicornio · Belo Horizonte, MG
15/12/2012 · 0 · 0
 

Elegância.
Poucas palavras me matam de ódio tanto quanto essa, pelo menos no contexto que exploro aqui.
Eu fico sinceramente abismado com essas editoras.
É tão fácil para eles, sentados em suas poltronas confortáveis, recebendo seu dinheirinho todo final de mês (que sendo pouco ou muito, ainda é muito mais do que eu, que não estou ganhando nada) virem dizer que não é elegante mandar seu livro/manuscrito para mais de uma editora ao mesmo tempo.
Elegante!
Como se eu pudesse me dar ao luxo de ser elegante!
Deselegante, meu caro editor, são os cobradores batendo em minha porta, me lançando suas cobranças no meio da noite, perturbando meu delicado sono e ameaçando minha frágil saúde! isto sim, é deselegante!
Mas não, eu tenho de mandar para um, esperar dois anos por uma resposta que assumidamente, pode nunca vir (quanta deselegância) e só então, me arrastar, com meu ânimo, minhas finanças e minha esperança devastada para outro carrasco elegante, que me fará amargar mais, no mínimo, vários meses de ansiedade.
Vou lhe dizer o que é, não só elegante, como também justo:
se vocês tem o direito de escolher entre milhares de manuscritos, porque nós não temos o direito de escolher entre um punhado de editoras? Isso, na hipótese, altamente improvável, de ter nosso manuscrito selecionado por mais de uma editora! (milagre!); se nós podemos perder tanto tempo de nossas vidas esperando uma resposta de vocês, sem que ninguém os acuse de deselegância (ou coisa muito pior), porque vocês também não podem? (mesmo porque a chance esta a favor de vocês e não de nós, afinal a chance de uma editora ser recusada, é francamente, ridícula);
se nós temos que vencer tanta concorrência, porque vocês também não podem ser mais eficientes? É um absurdo, em pleno século 21, essas editoras não terem uma espécie de triagem eletrônica para agilizar o processo. Pelo simples envio de um resumo e uma sinopse, a editora já seria capaz de descartar grande parte daquilo que é enviado a ela, e que simplesmente não é bom.
(aplaudo aqui a editora Novo Conceito, que tem esse sistema tão simples, eficiente e rápido, mesmo tendo ela recusado um de meus manuscritos, coisa que ela tem todo direito);
e finalmente, porque vocês não podem receber um não de vez em quando, quando nos recebemos não o tempo todo?
Para encerrar, é como diria minha avó: pimenta nos olhos dos outros é refresco, meu caro. Exigir exclusividade de nós, mesmo que temporária (e bote tempo nisso!) isso sim, é uma tremenda deselegância.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados