CCPJ Rio: Visitas Teatralizadas

1
better · Rio de Janeiro, RJ
4/2/2015 · 1 · 0
 

Nesta 5ª feira (5/2), às 16 horas, quem tiver curiosidade de conhecer as dependências do Antigo Palácio da Justiça terá um motivo adicional para ir ao Centro do Rio. O grande jurista brasileiro Ruy Barbosa e Têmis, a deusa grega das leis e dos juramentos voltam a apresentar o antigo Palácio da Justiça ao público, dentro do programa Por dentro do Palácio, realizado pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, através do Centro Cultural (CCPJ-Rio). Os personagens são interpretados pelos atores Eduardo Diaz e Dulce Penna de Miranda.
Com o retorno de Ruy Barbosa e da deusa Têmis, as visitas teatralizadas passam a ter duas sessões semanais, alternadas pelas duas duplas de cicerones: Ruy Barbosa e Deusa Têmis (5ªs feiras) e os imperadores bizantinos Justiniano e Teodora (3ªs feiras), estes interpretados por Andrêas Gatto e Amanda Grimaldi Lerias, dupla que estreou em janeiro. A iniciativa marca os quatro anos de sucesso do programa Por Dentro do Palácio. A visita teatralizada, realizada de forma lúdica e informativa, é indicada para todas as idades, tem entrada gratuita e as senhas são distribuídas 15 minutos antes do início da visita, no foyer do antigo Palácio da Justiça (Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio, RJ).
As visitas
Na visita os participantes, guiados pelos personagens, podem conhecer algumas das áreas nobres do Palácio e descobrir suas antigas funções, tais como: o Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, Salão dos Passos Perdidos, o Tribunal Pleno, a Biblioteca de Obras Raras. Além das áreas históricas, o visitante também tem a oportunidade de conhecer as instalações do Centro Cultural, como a Sala de Acervo de Figurinos do “Teatro na Justiça” (1999/2014), e a Sala Multiuso, projetada especialmente para receber peças de teatro, recitais de música e projeções de vídeos.
Por Dentro do Palácio
O programa, criado em janeiro de 2011, nasceu no âmbito do CCPJ-Rio como resposta à demanda do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro de abrir as portas do Antigo Palácio da Justiça, após as obras de modernização e restauro (2009-2010), como um centro de cultura e memória da justiça. O suntuoso Palácio da Justiça, inaugurado no então Distrito Federal, em 1926, com a finalidade de abrigar a chamada Corte de Apelação e que, por mais de oito décadas, prestou serviço jurisdicional à cidade, há quatro anos tem servido de cenário para a realização da programação da Agenda Cultural do PJERJ, oferecida pelo CCPJ-Rio.
Dentre os seus programas, “Por Dentro do Palácio” tem contribuído para que a população conheça as instalações do Antigo Palácio da Justiça na companhia de personagens ícones da Justiça. No ano inaugural, o programa elegeu como seu cicerone o imortal jurista brasileiro Ruy Barbosa. Na segunda edição, Têmis, deusa grega, foi a personagem escolhida para ser o novo guia do palácio. Nos terceiro e quarto anos consecutivos, os visitantes passaram a ser recebidos pela dupla Têmis e Ruy Barbosa que, juntos, passaram a apresentar o edifício e, em janeiro deste ano passou a contar com Justiniano e Teodora. Nestes quatro anos, o programa recebeu mais de 8.000 visitantes de todas as idades.
SERVIÇO - Por Dentro do Palácio
Visita Teatralizada ao Antigo Palácio da Justiça, com Deusa Têmis e Ruy Barbosa, interpretados pelos atores: Dulce Penna de Miranda e Eduardo Diaz; duração, 50 minutos; lotação, 40 visitantes; entrada gratuita, distribuição de senhas no local, 15 minutos antes de cada sessão.
Visitas Abertas- Fevereiro: 5, 12, 19 e 26 (5ª feiras) e 28 (sábado), sempre às 16h.
Visita Teatralizada com Justiniano e Teodora, interpretados pelos atores: Andrêas Gatto e Amanda Grimaldi Lerias, duração, 50 minutos; lotação, 40 visitantes.
Visitas Abertas: Fevereiro: 10 e 24 (3ªs feiras), às 16h.
Visitas Agendadas: para escolas e outros grupos – duas visitas, às quintas-feiras entre 10h30 e 16h.
Antigo Palácio da Justiça, Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro – RJ; telefones: 21 3133-3366 / 3133-3368.
Divulgação:
Bette Romero
Background Maxx Comunicação
better@background.com.br
Tels.: (55.21) 2244.0008/ Cel.: (55.21) 98123.5032
Skype: better16/Twitter: @bette_romero
Linkedin e Facebook: Bette Romero Burlamaqui

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados