Cordel e folclore inspiram arraiá do Miraflores

Divulgação
Alunos do Miraflores dançam quadrilha
1
RM Comunicação · Rio de Janeiro, RJ
14/6/2013 · 0 · 0
 

Empreendedorismo também faz parte da festa com alunos do Infantil ao Ensino Fundamental

No dia 15 de junho, o Centro Educacional Miraflores – Unidade Laranjeiras embarca nos festejos de São João e celebra o seu “Arraiá da Solidariedade”. Sensibilizar alunos e suas famílias para valores como companheirismo e respeito às diferenças é parte da festa que vai contar com "bois" de todas as origens. Eliana Garcia, coordenadora pedagógica, é quem explica: “Da junção das culturas européia, africana e indígena vem o Bumba meu boi; do Amazonas vêm o boi Garantido e o Caprichoso; das histórias infantis, o boi da cara preta. Cada um vem carregado de significados que ajudam a trabalhar conceitos e desafios como o respeito e as competições saudáveis, além de serem representantes do nosso folclore".

Crianças produzem cordeis para prevenir o bullying e fazer pensar

Inspirados pela literatura de cordel, alunos do ensino fundamental criaram folhetos e usaram rimas para falar sobre a prevenção ao bullying. "É uma forma divertida de aprender esse estilo literário e também de estimular a reflexão", pontua Eliana. As produções textuais vão ser vendidas durante a festa em uma barraca administrada por alunos do 4º e 5º anos. O valor arrecadado será revertido em compras de materiais importantes para a Creche Municipal Tia Amália, no Cosme Velho. A atividade também integra o projeto de educação financeira. “O objetivo é ensinar as crianças a avaliar valores - 'o que eu quero e o que eu realmente necessito' - além de estimular a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro", acrescenta a coordenadora pedagógica.

Solidariedade também faz parte da festa

Em paralelo à comemoração, o Miraflores vai realizar a campanha de doação de agasalho, que receberá roupas de frio novas e usadas, porém em bom estado, e que serão doadas também para a Creche Tia Amália. A instituição atende cerca de 90 crianças de baixa renda com idades entre um e quatro anos. Os alunos estão empenhados na mobilização dos amigos e familiares para ajudar aqueles que precisam. “É muito importante aprender a refletir sobre as diferentes realidades, mas também é essencial saber agir. Por isso, estimulamos ações como essa, desde o Maternal até o Ensino Fundamental", informa Eliana Garcia.

E você, também quer fazer sua doação? Os agasalhos podem ser entregues na recepção da escola, das 9h às 16h do dia 14 de junho, e de 9h às 12h do dia 15 do mesmo mês. Junto com os agasalhos, deixe seu e-mail para receber o relatório da arrecadação e as fotos da entrega na Creche Municipal Tia Amália. O endereço é Rua das Laranjeiras 537 a 543, em Laranjeiras.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados