CulturaDigital recebe quase 400 inscrições

1
Joca Vidal · Rio de Janeiro, RJ
8/10/2011 · 0 · 0
 

A chamada pública do Festival CulturaDigital.Br despertou atenção dos principais realizadores de cultura e tecnologia do mundo. Instituições como Chaos Computer Club, da Alemanha, LabSurLAb, da Colombia, MIT, dos EUA, são alguns dos inscritos na chamada realizada para compor a programação do Festival.

Um aplicativo para iphone que ajuda o usuário a achar algo que não está procurando, um banco de investimentos virtual, um glossário terminológico para crianças em seis línguas indígenas; um robô que se equilibra em duas rodas utilizando-se de software e hardware livres são apenas alguns dos quase 400 projetos inscritos.

Durante o mês de setembro, coletivos, ativistas, produtores, organizações, universidades e interessados nos temas do festival apresentaram 365 propostas para a programação do evento, que ocorre no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro entre os dias 2 a 4 de dezembro.

Além de 230 propostas brasileiras, com grande destaque para iniciativas que atuam com comunidades indígenas e trabalhos desenvolvidos em universidades, a organização do festival se surpreendeu com a grande repercussão da chamada pública no exterior. Mais de 130 propostas provenientes de países como Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Cingapura, Chile, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Holanda, Itália, México, Moçambique, Nova Zelandia, Panamá e Portugal foram inscritas no site do evento: http://culturadigital.org.br

Os selecionados serão anunciados no próximo dia 15 de outubro no website e terão seus custos de transporte (até o Rio de Janeiro e de volta à cidade de origem) e de hospedagem durante os dias do evento custeados pelo festival.

O Festival Internacional CulturaDigital.Br é uma iniciativa da Casa da Cultura Digital, cluster criativo sediado na cidade de São Paulo que envolve dezenas de projetos e coletivos que atuam nos mais diferentes eixos da cultura digital no Brasil e no mundo.

Em sua última edição, o evento contou com a presença de personalidades como Gilberto Gil (Brasil), Jamie King (EUA), John Perry Barlow (EUA), Bob Stein (EUA), Jean-Pierre Gorin (França) e Vicent Moon (França), e reuniu mais de 3.500 pessoas na Cinemateca Brasileira em São Paulo, além de obter extraordinária repercussão nas redes sociais. Na ocasião, a hashtag #culturadigitalbr esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter, figurando na lista dos Trending Topics em 2010.

Para este ano as expectativas são ainda maiores. Com patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e tendo o ex-ministro de Cultura Gilberto Gil como embaixador, o festival se consolida como espaço pioneiro no Brasil de articulação e debate dos temas mais atuais do Século 21, o século das redes, da informação e da produção pós-industrial.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados