Deficientes visuais recebem publicações do Senado

Na foto, Dr. Tajra discursa para os portadores de deficiência
1
Anand Rao · Brasília, DF
16/10/2010 · 8 · 0
 

O Senado Federal está participando da XXIX Feira do Livro de Brasília. Na sexta-feira (15) tres instituições do Distrito Federal, a Biblioteca Braille de Taguatinga, o Centro de Ensino Fundamental 01 de Brazlândia e a Associação dos Amigos do Deficiente Visual receberam a doação de 20 volumes impressos em Braille. Os seguintes títulos foram doados: Direitos Humanos (05 volumes), Guia do Passageiro, Legislação Eleitoral e Política (04 volumes), Lei de Responsabilidade Fiscal, Eu Senadoro Um Passeio, Legislação Desportiva (02 volumes), Lei Antidrogas, Lei de Falência (02 volumes), Senado Federal e Lei Orgânica do DF (02 volumes).

Para o Diretor-Geral do Senado, Haroldo Tajra, as doações tem como primordial função a inclusão. Destacando a publicação “Eu Senadoro Um Passeio”, feita pelo cartunista Ziraldo, como a novidade dentre as doações, citou todo um compromisso que a instituição tem com o portador de deficiência, cadastrando instituições e doando publicações periódicamente. Depois, entregou as publicações ao Presidente da Associação dos Amigos do Deficiente Visual, Bernardo Silva, que num longo discurso solicitou que o Senado imprimisse livros para o baixa visão denominado “em tinta ampliado” que é feito no corpo 26 / 28 e no mínimo 22. Depois, por solicitação do Diretor, fez uma breve leitura da publicação “Eu Senadoro Um Passeio” ressaltando a qualidade de impressão.

Recebendo o mesmo jogo de publicações do Dr. Maurílio Lemos de Avellar Filho, Assessor do Primeiro-Secretário Senador Heráclito Fortes, a Professora Raquel Rodrigues Oliveira agradeceu e informou que o centro tem poucos livros. Os títulos se resumem a livros didáticos e paradidáticos e disse “a doação do Senado vai incrementar nossa sala de recursos para o deficiente visual e espero que ela vire uma biblioteca e proporcione para o deficiente muitas alegrias e informação através da leitura”. Leonardo Lemos, estudante dedicado do centro, fez questão de dizer “para mim, que ler é tudo. Vou me deliciar com esses livros e outra coisa, sou Vice-Campeão de Xadrez, e quero ser um campeão na vida”.

Por fim, a Diretora Andréa Valente entregou as publicações para a representante da Biblioteca Braille de Taguatinga, a usuária Neuma, que a 15 anos freqüenta a biblioteca e criou o projeto “Solidários da Visão”. O projeto consiste no cadastramento de voluntários para dar suporte ao deficiente visual, lendo livros e ajudando de todas as formas para que o mesmo tenha uma vida melhor. Fez questão de ressaltar e valorizar a história da solidária Glória, que pega dois irmãos portadores de deficiência visual, um deles com retardo mental, e os dois têm melhorado completamente pela dedicação da voluntária, inclusive o portador de problema mental está falando e participa do grupo de dança da biblioteca.

Instituições de todo o Brasil que quiserem se cadastrar para receber publicações em Braille do Senado devem telefonar para 0800612211.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados