Amanheceu em Recife, Domingo (24) último dia do Recifusion Art, aos poucos os grafiteiros retornaram aos seus postos para fazer o acabamento de seus expressivos painéis. Era mágico acompanhar os desenhos tomando formas e definições, era como se ganhassem vida. A arte invadiu os muros, os postes e o chão.
Os primeiros visitantes foram o grupo da bicicletada, que no evento possuÃa uma via de acesso exclusiva na extensa Rua da Fundição. Ao longo do dia, o festival recebeu pessoas de diversas tribos, entre elas, skatistas, Malabaristas, artistas circenses e moradores do bairro, que desceram dos prédios e vieram ver os desenhos, passear com seus animais de estimação, além disso, tivemos a presença da gurizada, que interagiu com os grafittis espalhados pelos muros de Recife.
Os garotos do Break também marcaram presença no segundo dia do festival, eles apresentaram suas danças muito bem elaboradas e reuniram em volta uma quantidade considerável de curiosos. Para quem pensa que graffiti é coisa de homem, está muito enganada, as mulheres se fizeram presente e deram seu jeitinho feminino aos muros. Uma das artistas que representa as meninas no Graffiti é Nathalia Mendes, natural de Recife, 15 anos de idade, sua trajetória no movimento começou por meio de um projeto da escola onde estuda, e aprendeu a desenvolver seus desenhos.
Ao longo do dia, a produção do evento sorteou brindes para aqueles que acertassem as perguntas sobre o festival. Já as apresentações músicas tiveram inicio à tarde com o Dj Big e a participação do Mc Gênio. Dando continuidade aos shows o público conferiu a apresentação do Grupo Vozes da Esperança, que interpreta diversas músicas em Libras. Em seguida, aconteceram as apresentações do Mc Sagaz das Atalaias e a Banda Trindade Dub.
O festival veio para afastar essa ideia de que o Hip Hop é uma cultura marginalizada, e com muita batalha aos poucos sevê os Mc’s , os Graffiteiros, a dança de rua, B-boy e B-girl sendo valorizada cada vez mais.
Texto: Nathalia Verony
Blog Cultura Alternativa: www.culturaalternativa.net
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!