Legalizar sim, por que não?

1
Vinícius Barros · Ribeirão Preto, SP
11/6/2013 · 0 · 0
 

É claro que a erva pode te prejudicar, ela é uma substância que causa efeitos colaterais e se utilizada em excesso pode sim gerar consequências negativas. No entanto, em tempos de alimentação transgênica, plastificada e agro-entoxicada, o que mais te assusta?

Vejo nos supermercados a quantidade de drogas liberadas dentro de lindas embalagens, e não estou falando de bebidas, mas de uma série de produtos (inclusive infantis) comprovadamente nocivos à nossa saúde. Produtos vendidos em falsas propagandas dignas de um mundo patético de ilusões.

Não que por isso seja importante legalizar, mas está aqui a prova de que o Estado não criminaliza a maconha pelo risco do consumo. Sem falar nas políticas de combate às drogas, uma verdadeira tragédia do ponto de vista conceitual e dos direitos humanos. Só fazem lotar cadeias e assolar periferias. O tráfico é um produto deste nosso sistema que defende a desigualdade social, que por sua vez fertiliza o campo da criminalidade. É um ciclo vicioso, só não enxerga quem não quer. O viciado financia o crime? Mas quem ganha produzindo armas? E o que transforma um ser humano em dependente químico? O que o transforma em consumidor compulsivo? Em viciado em fast food? Em psicopata? Em alienado?

Não vou me meter a explicar tudo isso, mas desconfio que muita coisa seria resolvida a partir de uma educação menos competitiva e mais libertária. A partir de uma reorganização dos valores humanos que tornasse a escolha num ato mais racional e menos imposto por publicidades ou padrões de comportamento.

A demonização da planta e, consequentemente, do usuário, é um ato profundamente hipócrita. Não vou nem entrar no mérito dos benefícios da cannabis, seria entediante...

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados