LIDERDADE DE EXPRESSÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO

by Tony de Marco
Logo - Artistas na Rua
1
Jlima · São Paulo, SP
5/8/2011 · 1 · 0
 

DECRETO Nº 52.504, DE 19 DE JULHO DE 2011 “Disciplina a utilização de vias e logradouros públicos da Cidade de São Paulo para a apresentação de artistas de rua” - Leia o Decreto aqui.

O Presidente da SPTuris Caio Luiz de Carvalho e os Coordenadores do movimento de Artistas de Rua e/ou Artista na Rua, James Lima (música) e Celso Reeks (Teatro) e Tony de Marco (Artes Plásticas) se encontraram nesta semana para conversar sobre a possibilidade de fazer atividades artísticas nas praças e parques municipais da Cidade de São Paulo.

A SPTuris foi a primeira empresa a procurar o grupo para apoiar ações pontuais para os artistas de rua na cidade. Ainda falta articulação do grupo com outras entidades e secretarias, como a Secretaria da Cultura, Secretaria da Segurança, Viva Paulista, Viva o Centro, entre outras, para fortalecer esta iniciativa.

A SPTuris vai dar o apoio inicial para fazer o mapeamento de artistas de rua (de todos os setores) para criar um roteiro organizado e democrático destes espaços já ocupados durante a semana pelos artistas, como na - Av. Paulista, Largo do Café, entre vários outros pontos do centro da cidade. E também vai apoiar a criação de um web site como um ponto de integração e informação para artistas e a população em geral.

A Idéia após este mapeamento/roteiro da cidade é transformar parques, praças entre outros espaços públicos em pontos de encontro nos finais de semana para todas as manifestações artísticas como: Teatro, Circo, Música, Artes Plásticas, Cinema, Literatura entre outras. Transformando cada espaço (parques e praças) escolhido pelos próprios setores em um roteiro artístico da cidade para a população e também para turistas.

O primeiro projeto em discussão com a SPturis, foi o “Parque da Música” ou “Praça da Música”, que foi proposto inicialmente ser no Parque da Luz (local ainda não confirmado), ao lado da Estação da Luz e da Pinacoteca. Será um ponto de encontro nos finais de semana para o setor musical na cidade, onde artistas e músicos de rua, ou não, poderão se manifestar livremente, encontrar com agentes da cadeia produtiva, trocar informações e experiências. Um lugar também para comprar, trocar e consertar instrumentos usados, sebos de LPs, venda de partituras e livros sobre o assunto. Tipo um mercado das pulgas relacionado ao setor musical.

Os outros setores trabalhariam com a mesma lógica da “Praça da Música”. A Praça da República, por exemplo, poderia ser a “Praça do Teatro”, um espaço para os artistas de Teatro e Artes Cênicas se manifestarem. A “Praça Roosevelt” a Praça do Circo. E assim por diante.

São mais de 70 parques e praças municipais na cidade de São Paulo que podem ser ocupados e transformados pelos vários setores artísticos.

AH! Vai ser permitido passar o chapéu!

Mais Informações:

James Lima – james@musicnews.art.br
11 7332-0144
Celso Reeks - cersim@distopia.com
11 8413-4886

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados