Livro juvenil questiona a raça humana

1
Eduardo Fabbri professor de Português e jornalista · Ribeirão Preto, SP
13/5/2011 · 2 · 0
 

Lançado em Portugal no último dia 15 de abril, o livro juvenil "Zardólia, O Segredo do Oitavo Continente" não pretende envolver apenas os jovens, mas também os adultos, pois além do entretenimento traz diversos questionamentos como o racismo e a guerra e introduzem conceitos de respeito aos animais e ao meio ambiente. Como ponto mais alto, questiona a raça humana pelo fato de os humanos se autoatribuírem o título de racionais e, no entanto, tomarem diversas atitudes que os tornam mais "irracionais" que qualquer outro animal do planeta.

Segundo o autor, o jornalista e professor Eduardo Ramos Fabbri, natural da região de Ribeirão Preto, o livro vai encantar a mesma faixa de leitores adeptos do gênero fantasia, principalmente de obras como “Alice no País das Maravilhas”, “As Crônicas de Nárnia” e “Revolução dos Bichos”, pois o enredo contém quase que as mesmas características literárias de suas antecessoras, como suspense, mistério, ação, humor, aventura e emoção, desenvolvidas por meio de personagens e cenários fantásticos.

Fabbri explica que a ideia de produzir o livro surgiu como que por encanto, num passe de mágica, vinda do mesmo mundo onde a história está inserida, o do conto de fadas. Para escrevê-la, ele se inspirou na narrativa de seu filho, Fleury, que na época tinha apenas dez anos de idade (hoje com doze anos).

“Nós havíamos passado uma temporada de férias na cidade de Santos, que o inspirou, e logo ele começou a escrever os textos em seu caderno, todas as noites. No início, pensei que se tratasse de tarefas da escola, mas ele me disse que era um livro. Comecei a ler os textos junto com ele e me interessei pela história, que me fascinou pela sua simplicidade e originalidade. Logo comecei a adaptar o enredo, a criar situações e personagens adicionais e a entrelaçar e dar vida à trama”.

Entre os exemplos de questionamentos apresentados na narrativa, o autor destaca: “Imagine se nós fôssemos parar em um mundo habitado apenas por animais até mais inteligentes que os humanos e descobríssemos que temos muito a aprender com eles? E que lá, naquele mundo, os humanos estavam proibidos de entrar porque os animais temiam a nossa raça por nos considerarem altamente destrutivos e malignos? São algumas situações que apresento nesta história”.

Segundo o jornalista, a escolha de Portugal para o lançamento do livro se deu principalmente porque as propostas feitas pelas editoras do Brasil não foram favoráveis. “Eu procurei uns seis ou sete grupos editorais brasileiros, mas, os que aceitaram publicar queriam fazer algumas modificações, principalmente no tamanho da obra, para torná-la mais barata e acessível no preço. Como eu sempre sonhei em lançar uma obra na terra de Camões, não hesitei em publicá-la por lá. No entanto, se der tempo do material chegar, pretendo apresentá-lo na feira do livro de Ribeirão”, conclui”.

Além da venda em livrarias de Portugal, o livro está disponível no site do grupo espanhol Bubok, no endereço . No blog, o autor disponibiliza detalhes sobre o livro; o endereço é: http://www.livrozardolia.blogspot.com.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados