Meu primeiro amor

1
Cadorno Teles · Amontada, CE
8/11/2008 · 51 · 1
 

Lembranças soam como poesia para muitos escritores. Sempre temos visto nas livrarias um caderno de memórias, autobiografias, alguns momentos pinçados lá do fundo da cachola. Deveras seja normal para quem se inspire em seu passado para escrever um bom retrato de uma época.
O autor Rogério Andrade Barbosa, após participar da comemoração de 100 anos da escola de sua infância, se baseou para contar uma história daquelas bem românticas no livro Meu primeiro amor (DCL, 24 páginas, R$19,90).
Nossa reunião, o autor conheceu um casal de enamorados de um tempo que a televisão ainda era preto & branco. Tinham 70 anos, estavam comovidos, pois não se viam há muito tempo e nem imaginavam que iriam se reencontrar. E pedindo para ler suas recordações em cadernos da época que estudavam, Ele (um viúvo, artista plástico) e Ela (poetisa, divorciada) se tornaram personagens de uma história de amor, bem secretas, que mostrará aos leitores como uma paixão fica gravada, mesmo que seja em uma lembrança.
Com um projeto gráfico caprichado, com ilustrações de Rosinha Campos, o livro trás um impressionante e belo retrato que nos lembarrá de nossos encontros, desencontros e reencontros. E ainda num estilo poético que lembra o romantismo de tempos dantes. Boa leitura.

BIOGRAFIA DO AUTOR

Professor, ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bisau, Ãfrica, graduou-se em Letras pela UFF e fez pós-graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ.Trabalha na área de Literatura Afro-Brasileira e em programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e ministrando cursos - além de viajar pelo Brasil afora nas asas do projeto Proler, da Fundação Biblioteca Nacional.

Em 1994, participou como autor convidado e contador de histórias das feiras do livro de Frankfurt (Alemanha) e de Guadalajara (México). Em 1995, do II Encontro Iberoamericano de Literatura para crianças e jovens, em Havana (Cuba). Em 2000, do 27º Congresso do IBBY, em Cartagena (Colômbia). Em 2001, da feira de livros de Bolonha (Itália) e de Guadalajara (México). Em 2002, do 28º Congresso do IBBY, em Basel (Suíça). Autor indicado para a lista de honra do IBBY de 2002. Atualmente, é membro do conselho consultivo da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e presidente da AEI-LIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil).
Email: randbar@gbl.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
José Cycero
 

Legal, conterrâneo. Votado

José Cycero · Aurora, CE 9/11/2008 18:11
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados