Nosso Bloco na Rua

Fora do Eixo
Blocos na rua
1
DríadeAguiar · , SP
16/12/2012 · 27 · 2
 

Temos relações diferenciadas com o Carnaval. Parte do Brasil ama, parte dele odeia, um tanto constrói e o mundo todo almeja.

Ontem a capital de São Paulo teve sua dose de amor e ódio ao Carnaval! Mais de 20 blocos foram pra rua nessa tarde paulista. A ação configurava Manifesto Carnavalista, ato que luta pelo direito de ocupar os espaços publicos durante o carnaval, vide proibição que levou os blocos se encerrarem a estacionamento no começo do ano.

A primeira dose foi o clima: São Pedro que nos marcou de perto a semana toda, durante as atividades a céu aberto do Preliminares 2013, e resolveu vir pra cima, lavando todos os passistas que estavam por lá. Mas no fim, o que acharam que seria o balde de água fria acabou enaltecendo a alegria das camiseta colada ou dos guarda chuvas saltitantes. Ponto pra nóis.

Segunda dose agridoce veio da própria rua. Metade dos moradores estavam se agrupando pelas janelas dos prédios das charmosas ruas da Vila Madá, saudando a disposição dos carnavalistas que gritavam marchinhas novas e antigas. A outra metade tamborilava os dedos nervosos no volante, esperando que o bando de foliões parassem de ser fanfarrões.

Pra quem veio de longe participar do encontro de Mídia, Mapeamento e Ocupação nesses últimos nove dias, os sintomas da cidade que acredita que o amor existe em SP, são latentes e estranhos ao imáginario do samba malandro paulista. Pros moradores, um grito de socorro amplificado pelas cores que demanda atenção urgente. E esses 20 blocos estão na disputa.

Molhados e pulando na rua que dá acesso ao acervo da Choque Cultural, que também recebeu preliminares do Novo Mundo nessa semana, as centenas de pessoas param e tomam a rua, lembrando que, dentro ou fora de SP, o bloco que está na rua é nosso e está baseado nos pulmões coletivos.

Mais um capitulo na tomada da Cidade Proibida.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Dezan
 

=]

Dezan · São Paulo, SP 17/12/2012 17:40
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Claro que o governo poderia sim ajudar, que com certeza este não faz nada. Mas, para almejar grandes passos, se faz necessário colocar a periferia neste bloco. Coisda que não vimos mesmo.

Te digo, sempre vejo os blocos (na vila madalena) estranho né, uma política de inclusão do carnaval, sem inclusão ?

O bloco de rua em SP, não parece ser do povo, mas existe os blocos mais abastados, de bairros mais abastados, este sim nos diverte muito bem.

Higor Assis · São Paulo, SP 20/12/2012 11:35
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados