O tropeirismo e os meios contemporâneos...

1
Maris Stella · Vitória da Conquista, BA
25/5/2011 · 1 · 0
 

O tropeirismo é um tema que se afirma na História do Brasil e cada vez desperta mais o interesse de historiadores, produtores culturais e estudiosos das histórias de sua região.

O trabalho que a Catrop realiza, visa trazer à tona as dimensões da influência tropeira em nossa cidade. Os meios contemporâneos de captação de fontes, viabilizam uma gama de informações que possibilitam a compreensão de interfaces em narrativas que ora diferenciam em relação a história local, ora aproximam semelhanças. Nesta descrição do tropeirismo na cidade de Cotia, São Paulo, encontramos alguns elementos que muito se assemelham ao tropeirismo realizado em Vitória da Conquista.

TROPAS e TROPEIROS


Após a epopéia dos bandeirantes, já no final do séc. XVII e início do séc. XVIII, com a descoberta das minas, é a vez dos Tropeiros.

Os tropeiros garantiam o abastecimento das povoações das minas e do interior e transportavam a produção das fazendas do interior e os minerais para o porto de Santos ou para as cidades de São Paulo e da Baixada Santista.

O grande meio de transporte eram as tropas de muares. O meio alternativo era o carro de boi, muito difícil devido à precariedade dos caminhos.

Não existiam estradas boas. O transporte a motor, por caminhão, só chega ao longo do séc. XX.


Os Tropeiros transportavam também o açúcar e depois o café, para o Porto de Santos. Além de transporte de mercadorias, os tropeiros levavam notícias de ponto a ponto, por onde passavam. Além de serem grandes contadores de “causos”.

A estrada de Ferro São Paulo – Sorocaba é inaugurada em 1875, dando início à decadência da ação dos tropeiros.

O tropeiro foi uma instituição que merece todo o nosso respeito. Foram os transportadores do progresso. Ajudaram aalavancar o progresso do país e de Cotia. Do Sul e do Oeste, passavam por nossa região, por diversos caminhos e não só por Cotia.

Cotia é também terra de tropas e de tropeiros.

Os tropeiros, como instituição, também tiveram atuação pioneira no desenvolvimento de Cotia e região. Têm um espaço especial nas páginas de nossa história.

Na altura do bairro do Portão havia um rancho para descanso das pessoas e dos animais. Havia aí também um ferrador de animais para proteger seus cascos antes de prosseguir viagem.

Leia mais em:
http://carreirodetropa.blogspot.com/2011/04/tropas-e-tropeiros.html#more

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados