SALA RÚSSIA Escritório de Arte na FEIRA PARTE

Divulgação
Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Piza, Ianelli, Mira Schendel
1
Guima Pires · São Paulo, SP
4/6/2016 · 1 · 0
 

A Sala Rússia Escritório de Arte participa este ano das duas edições da Feira PARTE. Na edição deste mês, de 9 a 12 de junho no Shopping Cidade Jardim, estará no stand A3 apresentando em sua maioria obras em papel, tanto gravuras de edições raras e limitadas como obras únicas de artistas estabelecidos no mercado nacional e internacional.

O escritório de arte surgiu a partir do acervo pessoal do artista plástico Fernando Ferreira de Araújo, que há anos reverte parte das vendas dos seus trabalhos para a compra de obras de artistas que se identifica. Tendo morado por mais de 8 anos em Nova York, Ferreira de Araújo tem em seu acervo uma gama de artistas internacionais como Cy Twombly, Robert Rauschenberg, Antoni Tàpies, Pierre Marie Brisson, Fernand Lérger, Max Bill, Julio le Parc, Victor Vasarely, entre outros. No entanto, o seu escritório de arte, com nome curioso, apresentará na Feira PARTE obras de artistas de maior penetração no mercado nacional, mas, igualmente estabelecidos no mercado internacional. Fernando resolveu colocar o seu acervo pessoal "na roda", como ele fala, no início de 2015. Vivendo também agora o outro lado ma moeda, ele afirma não ter deixado o seu lado criativo de lado, apenas diversificou. No entanto, fica evidente que o seu empenho como art dealer, neste início, retardou alguns projetos pessoais como artista - como, por exemplo, tendo que adiar duas mostras individuais em São Paulo para 2017 e 2018. Isso parece não incomodá-lo, uma vez que a sua criação começa na concepção e segundo ele sua mente vive arte 24/7. Para Fernando, o lado mais difícil, como art dealer, é exercer o desapego, deixar partir obras garimpadas há anos que dificilmente encontrará outras iguais. Essa exclusividade através de edições limitadas e muitas vezes raras é a característica do seu escritório de arte que leva o nome da rua onde mora no Jardim Europa, na cidade de São Paulo. A Sala Rússia tem o perfil da "Home Gallery" e atende exclusivametne com hora marcada onde você se sente acolhido pela arte, pelo colecionador, pelo artista no seu habitat. As únicas obras que não estão disponíveis são as de sua criação. Ele explica que não poderia nem saberia comercializar o seu trabalho. "Para isso tem as galerias que me representam aqui e fora do país" afirma ele. Em São Paulo ele é representado pela galeria Mônica Filgueiras desde 2011 e até o ano passado era também representado pelo Gabinete D, que ao diversificar suas atividades comerciais em outros estados aderiu também, em São Paulo, ao formato escritório de arte. No Gabinete D, ele teve a sua primeira individual na capital Paulista em 2014 com a mostra "Remnants", exibindo 26 obras resultantes de um trabalho de quase 3 anos.

Hoje, com pouco mais de um ano, a Sala Rússia Escritório de Arte parece está em expansão apesar da crise que vive o país. A mudança de endereço também parece ser uma questão de tempo. Segundo Fernando Ferreira de Araújo, toda a facilidade e conforto, associado ao conceito de "Home Gallery", com o convívio diário de uma rotina informal, começa a conflitar com o lado comercial. Estima-se que até o meio deste ano o espaço tenha um endereço exclusivo para o escritório de arte, mas, ao que tudo indica o nome que organicamente originou este projeto será mantido.

Para conhecer melhor a proposta do escritório de arte Sala Rússia basta acessar o seu site e perfis em redes sociais e, claro, visitar a Feira PARTE. www.salarussia.com www.instagram.com/salarussia www.facebook.com/salarussia

Abaixo temos a relação de artistas que estarão no Stand A3 da Sala Rússia de 09 a 12 de junho na FEIRA PARTE CIDADE JARDIM :

Amílcar de Castro
Anna Bella Geiger
Anna Maria Maiolino
Antoni Tàpies
Antonio Dias
Arcangelo Ianelli
Arthur Luiz Piza
Barsotti, Hércules
Carlos Cruz-diez
Carlos Vergara
Cicero Dias
Cildo Meireles
Claudio Tozzi
Daniel Senise
Fayga Ostrower
Iberê Camargo
Ivan Serpa
José Bechara
José Rufino
Julio Plaza
Lygia Pape
Mario Cravo Neto
Max Bill
Mira Schendel
Nelson Leirner
Palatnik, Abraham
Pierre Marie Brisson
Saciolotto, Luiz
Sérvulo Esmeraldo
Tomie Ohtake
Victor Vasarely
Vieira Da Silva
Willys De Castro


HORÁRIOS E LOCAL:
FEIRA PARTE
www.feiraparte.com.br
9 a 12 de junho de 2016
Shopping Cidade Jardim

Entrada gratuita

Av. Magalhães de Castro, 12.000,
3º andar
São Paulo - Brasil
Quinta-feira, 09/06 - somente para convidados
Sexta e Sábado, 10 e 11/06 - das 13h00 as 22h00
Domingo, 12/06 - das 13h00 as 20h00

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados