Senado Federal no Salão do Livro de Imperatriz

Assessoria de Imprensa
Joaquim Campelo
1
Anand Rao · Brasília, DF
2/10/2014 · 1 · 0
 

O Senado Federal participa de 03 a 12 de Outubro do 12 Salão do Livro de Imperatriz com obras das Edições do Senado e Edições Técnicas. A instituição também estará doando obras em Braille para a Associação de Cegos de Imperatriz.

Edições do Senado

Como destaque das Edições do Senado temos “História da Literatura Ocidental” de Otto Maria Carpeaux. O primeiro volume (Viena, 1900-Rio de Janeiro, 1978) parte da Antiguidade greco-latina, percorre as expressões literárias da Idade Média e analisa o Renascimento e a Reforma. No segundo volume, faz a exegese do Barroco e do Classicismo, analisa a poesia, o teatro, a epopeia e o romance picaresco, entre outros temas e autores, tais como Cervantes, Góngora, Shakespeare e Molière. Ainda no segundo volume, continua o estudo do neobarroco, do Classicismo racionalista, do Pré-Romantismo, os enciclopedistas e o que chama de “o Último Classicismo”. O terceiro tomo refere-se à literatura do Romantismo até nossos dias. Nele está incluído o Romantismo brasileiro, o que contribui para o entendimento de autores brasileiros como José de Alencar, Castro Alves e Álvares de Azevedo, além de Machado de Assis na sua fase cunhada de “romântica”. Ainda nesse terceiro volume, estão o Realismo e o Naturalismo e seu espírito de época: Balzac, Eça, Tolstói, Zola, Dostoiévski, Melville, Baudelaire, Machado, Aluísio Azevedo, Augusto dos Anjos, entre tantos autores, aqui são estudados para expressar um período de grande transformação social com o aparecimento do marxismo e das lutas sociais mais politizadas. O quarto volume traz extensa análise sobre a atmosfera intelectual, social e literária do fin du siècle oitocentista e o surgimento do Simbolismo naquilo que o autor chama de “a época do equilíbrio europeu”. E, por fim, depois de enveredar pelas vanguardas do século XX e de fazer esboço das tendências contemporâneas, o autor austro-brasileiro encerra sua obra, monumental não somente pela extensão e abrangência de autores e estilos de época, mas também pela verticalidade com que analisa e aprofunda cada época, autor e assunto. Elogiada por Antônio Candido, Drummond, Álvaro Lins, Aurélio Buarque de Holanda e outros intelectuais e escritores, a História da literatura ocidentalde Otto Maria Carpeaux é definitiva, enciclopédica e multidisciplinar, fundamental na bibliografia literária e cultural brasileira. Descrição física: Vol. 107A: CXLIV + 542 páginas; Vol. 107B: 816 páginas; Vol. 107C: 732 páginas; Vol. 107D: 796 páginas

Outro livro de destaque seria “A História dos Símbolos Nacionais”. Algumas das ilustrações da obra são calcadas nas de J. W. Rodrigues, presentes em Brasões e bandeiras do Brasil, de Clóvis Ribeiro. Outras, sobre vinhetas de enciclopédias e de velhos dicionários, como o de Adelino y Mélida. Assim o leitor tem em mão uma obra ricamente ilustrada sobre o que são e o que significam os símbolos nacionais; o que é bandeira, símbolo, signo e marca; o que as cores representam; a mutação das bandeiras; as normas para o desenho dos símbolos gráficos; as armas do Reino e as do Império do Brasil, os brasões da nobreza e as armas nacionais republicanas; a administração das marcas e as normas para a reprodução da bandeira, do brasão e do selo, bem como as da reprodução do hino nacional. A pesquisa e o trabalho gráfico de Luz são essenciais a todos quantos queiram aprofundar-se no domínio da heráldica relativa aos símbolos do País. Descrição física: 210 páginas

E por fim “Memórias Secretas de Carlota Joaquina” escritas pelo ex-secretário particular de Carlota Joaquina, o espanhol José Presas, expõem as correspondências da esposa de D. João VI, sua vida privada, suas ambições políticas e outras de caráter íntimo. Publicado pela primeira vez em Bordeaux, em 1830, na casa impressora Carlos Lawalle, o volume ainda apresenta outros documentos. Acredita-se que a obra tenha sido escrita com intuitos escusos pelo ex-secretário. Seja como for, o livro serviu de fonte a inúmeros historiadores. Nele estão as correspondências de Carlota Joaquina para autoridades espanholas e a trama para se apossar da coroa do Prata, em detrimento dos interesses de seu próprio irmão, o rei Fernando VII, da Espanha. E, mais tarde, a aspiração de Carlota ao trono espanhol. O volume, cheio de intriga, malícia e revelações palacianas, “é um dos livros mais pitorescos e mais ricamente informativos que se escreveram sobre o período regencial do Brasil”, na opinião de Raimundo Magalhães Junior. Também revela o caráter político e humano de uma das mais controversas personalidades da história do Brasil e de Portugal. Descrição física: 220 páginas

Edições Técnicas

Entre os livros das Edições Técnicas podemos destacar “A Educação e a Sociedade Civil – LDB” que contém os dispositivos legais mais importantes a respeito da relação entre educação e sociedade civil. Ou seja, além de dispositivos constitucionais afeitos ao assunto, incluindo-se as Emendas Constitucionais nos 53 e 67, o leitor tem acesso aos textos legais que, por exemplo, fixam as diretrizes e bases da educação nacional, como as Leis nos 4.024/61 e 9.394/96, bem como às leis que instituíram o Programa Bolsa Escola, o Prouni, o Fundo de Manutenção do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, o Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal e o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, entre outros assuntos imprescindíveis à compreensão da realidade educacional do País.

Também podemos destacar o “Acordo Ortográfico da Lígua Portuguesa”, assinado pelas oito repúblicas que têm o português como idioma oficial (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste), o Acordo decorreu da aprovação, em outubro de 1990, do projeto de texto de ortografia unificada da língua portuguesa. Seu texto principal é acompanhado por dois Anexos: o primeiro apresenta as 21 Bases em que se assentam as alterações que visam à unificação da grafia do português usado naqueles países, e o segundo apresenta notas explicativas, com a memória breve dos acordos anteriores, as razões do fracasso dos acordos ortográficos, entre outros temas. O volume contém outros atos internacionais relevantes, como a Declaração Constitutiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e seus Estatutos, de 2004, e a Declaração sobre a Língua Portuguesa, de 2008. Outra novidade desta edição são os textos completos dos acordos anteriores, como o do Acordo de 1931 e seu Formulário Ortográfico, o da Convenção de 1943, o da Conferência de 1945 e o da pequena reforma de 1971. 100 páginas.

E por fim, pelas Edições Técnicas o livro “Partidos Políticos Brasileiros: Programas e Diretrizes Doutrinárias” que reúne os programas oficiais dos 32 partidos políticos habilitados pelo Tribunal Superior Eleitoral a participar das eleições de 2014. Além de utilizar-se das informações que obrigatoriamente os partidos políticos registram em cartório e fazem publicar no Diário Oficial da União, por ocasião de suas respectivas fundações, disponibiliza-se, também, a atualização dos programas e estatutos publicados em seus sitesoficiais. Na busca de objetividade e praticidade, selecionaram-se apenas os artigos estatutários que dizem respeito diretamente à linha doutrinária dos partidos políticos. Completam ainda a obra uma breve apresentação histórica da criação das legendas partidárias mencionadas, bem como duas tabelas que refletem a composição das bancadas partidárias na Câmara dos Deputados e no Senado Federal no início do ano de 2014.

Assessoria de Imprensa
Edições do Senado Federal

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados