Senado participa do IX SALIPI

José Carlos Britto Gomes
Dr. Florian Madruga, Diretor no Senado, ao centro entregou as publicações
1
Anand Rao · Brasília, DF
13/6/2011 · 1 · 0
 

O Senado Federal participou do IX SALIPI (Salão do Livro do Piauí) de 05 a 12 de junho com publicações legislativas que compõem as Edições Técnicas, históricas que compõem as Edições do Senado e em braille. As publicações foram expostas e comercializadas a preço de custo bem abaixo das editoras comerciais possibilitando o acesso à leitura às diversas camadas da população.

Na sexta, 10 de junho, o Senado doou publicações em braille. Estas não são comercializadas e ao longo do ano são doadas para instituições e bibliotecas cadastradas na instituição. O Senado possue o parque gráfico braille mais moderno dentre as instituições federais e quando participa de feiras, salões e bienais de livros programa o “Evento Braille” que tem por objetivo doar a instituições e bibliotecas públicas publicações em braille.

Representado pelo Dr. Florian Madruga, Diretor da Secretaria de Editoração e Publicações do Senado e Presidente da Associação Brasileira de Escolas de Legislativo, o Senado convidou para doação das publicações a biblioteca pública da Universidade Estadual do Piauí representada pelo Vice-Reitor e Reitor em Exercício Professor Nouga Cardoso Batista, a biblioteca pública da Câmara Municipal de Teresina, onde o contato foi feito com a assessoria de imprensa da Presidência que confirmou a presença do Primeiro-Secretário da Câmara, o Vereador Décio Salano, como representante da instituição e a Associação dos Cegos do Piauí representada por seu Presidente Francisco das Chagas Costa.

Dentre as publicações doadas foram destaque a Constituição Estadual do Piauí, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Constituição Federal e Um passeio de Bonde pela cidade do Rio de Janeiro.

Para o Dr. Florian “o Senado a cada dia moderniza mais seu parque gráfico braille, inova nos títulos publicados, imprime publicações legislativas atualizadas, trabalha para implementar o audio livro, enfim, dignifica a cidadania dos portadores de deficiência proporcionando a estes, inclusão”.

Já o Reitor em Exercício da Universidade Estadual do Piauí, Professor Nouga Cardoso Batista, disse que o destaque ficou por conta de tres publicações: a Constituição do Estado do Piauí, a Lei de Diretrizes e Bases e da Reforma Ortográfica. Afirmou que estas serão como fundamentais para no acervo da biblioteca da Universidade Estadual do Piauí que possue tanto alunos quanto funcionários que são deficientes visuais. Inclusive, disse ele, as obras passarão a compor a bibiliotgrafia de consulta fornecida pelo corpo docente.

E o Presidente da Associação dos Cegos do Piauí, Dr. Francisco das Chagas Costa, agradeceu ao Senado pelo convite feito pelo segundo ano consecutivo para receber as publicações em braille e solicitou que novas publicações sempre sejam impressas, como também, audio livros e que o Senado nunca esqueça do portador de deficiência, pois, as editoras comerciais não destacam o portador de deficiência visual.

Anand Rao
Foto – José Carlos Britto Gomes

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados