"Somos todos de Jorge", novo curta de Lucia Caus

Divulgação
São Jorge - interpretado por Fran de Oliveira
1
Ériton Berçaco · Muqui, ES
29/5/2012 · 3 · 0
 

Depois de um ano de produção, foi lançado ontem, 26, o curta-metragem “Somos todos de Jorge”, da diretora Lucia Caus. O curta, que tem nove minutos, abriu o I Sarau Du Jardim,no espaço Jardim Secreto, na Praia do Canto, em Vitória, com entrada franca.

O Jardim Secreto é um espaço particular, idealizado pela produtora cultural Ludmila Perim, que tem sido uma excelente alternativa para exposições, apresentações culturais, lançamentos de filme, diálogos em torno das artes.

“Somos todos de Jorge” é um curta-metragem que mistura realidade e ficção. O vídeo dá vida ao santo guerreiro, que sai pelas ruas em plena festa de São Jorge, em meio a milhares de devotos e filhos do Santo. Neste percurso, o espectador se depara com relatos emocionados, curiosos, e cheios de devoção de pessoas que têm o santo como fiel protetor. Lúcia já havia lançado outros dois documentários: “Homens” (2008), com co-direção de Bertrand Lira, e “Estranho amor” (2010).

O resultado é um recorte de relatos sobre o santo, que vão desde a cura de doentes, passando por conquistas amorosas, até a solução de situações embaraçosas como o livramenteo de uma enchente. O curta pretende mostrar os traços sincréticos de um santo que é venerado tanto pelo catolicismo quanto por crenças de matriz africana, nas quais assume a forma de Ogum. “A devoção das pessoas, o amor por este santo venerado no mundo todo - um jovem militar que se rebelou contra o imperador Diocleciano em favor dos cristãos -, me levou a pegar a câmera e sair à procura de histórias que mostrassem um pouco dessa magia. Da igreja ao terreiro, somos todos de Jorge!”, conta Lucia Caus.

“Eu estava mal com minha mulher, tinha saído de casa, estava jogado na rua. Pedi a São Jorge que me desse o amor da minha mulher de volta, e ele atendeu ao meu pedido. Hoje estamos juntos. Ela é evangélica, mas respeita a minha devoção”, conta Anderson Sanches, um dos personagens do curta.

As cenas foram gravadas em bairros da grande Vitória, e no bairro de Quintino Bocaiuva, no Rio de Janeiro, onde acontece a tradicional festa de São Jorge, na capital carioca.

Ficha Técnica:
Direção: Lucia Caus
Co-direção Rio de Janeiro: Ana Paula Nogueira
Co-direção Vitória: Ériton Berçaco
Montagem: Gabriele Stein
Fotografia: Fran de Oliveira, Gabriele Stein, Mariana Bomfim, Felipe Neves e Ana Paula Nogueira
Designer gráfico/ personagem “São Jorge”: Fran de Oliveira.

Contatos sobre o curta-metragem: Galpão Produções/IBCA 27 - 3327-2751

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Festa de São Jorge - Quintino, Rio de Janeiro zoom
Festa de São Jorge - Quintino, Rio de Janeiro
Búzios zoom
Búzios

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados